Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
O evento aconteceu nesta terça-feira (2), na Cidade Universitária
A Secretaria de Mobilidade Urbana participou, nesta terça-feira (2), de mais um evento ligado à segurança e prevenção de acidentes no trânsito promovido por empresas sediadas em Macaé. A ação foi uma iniciativa do grupo formado pela Odebrecht Óleo e Gás, UTC Engenharia, Master Serviços, Queiroz Galvão Óleo e Gás, Ventura Petróleo, IRM Services e Schahin Petróleo e fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) destas empresas. O encontro aconteceu no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.
Dentro do tema escolhido este ano “Fique esperto, preservação é o certo!”, a equipe da subsecretaria de Educação no Trânsito apresentou uma palestra sobre “Segurança no Trânsito para motociclistas”. O intuito foi alertar, em especial, os integrantes do quadro de funcionários destas empresas que são motociclistas sobre a necessidade da responsabilidade no trânsito.
Ao longo da apresentação da Mobilidade Urbana foram debatidos assuntos como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; estatísticas ligadas à frota de motocicletas no Brasil e em Macaé; obrigatoriedade de habilitação; Direitos e deveres do motociclista e equipamentos para segurança e uso do capacete.
Outros temas abordados foram: comportamento do motociclista; infrações mais comuns; atitudes irresponsáveis; número de acidentes e mortes no Brasil e em Macaé; o comportamento do carona; transporte de crianças; transporte de cargas; cuidados com as condições climáticas adversas; a relação motorista x motociclista e a relação motorista x pedestres. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.
A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que, dentro da realidade da cidade com relação as ocorrências com motociclistas, a conscientização é fundamental: “Em uma cidade com um tráfego intenso de veículos, a solução é compartilhar, dividir e respeitar. Somente através de uma mudança de atitude, com cada um fazendo a sua parte, teremos um trânsito mais seguro”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.
Para Edson da Silva, que já passou por situações de risco ao guiar motocicleta, a palestra foi muito positiva: “Acabei sofrendo um acidente com linha de pipa quando estava andando de motocicleta sem capacete, sem antena corta pipas e sem retrovisor. Fui imprudente e aprendi na marra, pois quando sofremos um trauma, nos conscientizamos. E esta orientação é muito útil para que outros não aprendam da pior forma como foi comigo”, contou.
Outro participante, Emerson Alvarenga, lembrou que a colaboração de todos é fundamental para um trânsito mais seguro: “Sofri acidente em que estava andando corretamente em minha faixa e a condutora desviou de um cachorro e me acertou alegando não querer matar o animal. Ou seja, nem sempre os acidentes são causados pelos motociclistas. Todos devem colaborar por um trânsito mais seguro”, finalizou.
Outras ações – Outras empresas também receberam a Mobilidade Urbana para palestras sobre “Educação e Segurança no Trânsito” na última semana. No encontro com os funcionários da Aeróleo Táxi Aéreo, na Infraero, 20 pessoas receberam as orientações. E na Fugro Brasil, na Zona Zen de Rio das Ostras, mais 60 pessoas assistiram a apresentação.