Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Prefeitura continua mobilizada para ampliar a conscientização
A Secretaria de Mobilidade Urbana promove ações em referência ao “Outubro Rosa”, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O movimento iniciado na década de 90 é celebrado anualmente para compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Nesta quarta-feira (26) foi a vez da palestra com o tema “Prevenção ao câncer de mama”. Durante a apresentação, ministrada por profissionais da rede de saúde, os funcionários da Mobilidade Urbana souberam mais sobre a doença e como se prevenir.
- Falar sobre a prevenção ao câncer de mama é sempre importante, inclusive com os homens, que também devem ter conhecimento sobre o tema. Por isso convidamos todos a participar – lembra o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.
Em 2016, o tema escolhido é “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença. Vale ressaltar que o câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença.
- Quando se trata de um assunto que está tão em evidência, o melhor é ouvir quem tem competência para falar sobre o assunto. E é muito importante também para a equipe da Mobilidade Urbana tratar de temas como este, para que tirem todas as dúvidas. Até porque muitas doenças que resultam em óbito não têm o diagnóstico a tempo ou o tratamento adequado – explica o subsecretário de Trânsito, Itacir Indicatti.
Prevenção – O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
- Durante a palestra, passamos o que o Ministério da Saúde, os dados mais recentes e atualizados. O câncer de mama ocupa o sétimo lugar entre as principais causas de morte entre as mulheres no Brasil. No entanto, em 95% dos casos, o câncer é tratável e curável. Por isso, todos devem buscar orientação, pois ninguém precisa ter preconceito com os exames – disse a palestrante Fabrine Albuquerque.
A funcionária Sumara Martins, que acompanhou a palestra, elogiou a iniciativa e a forma como o tema foi tratado durante a apresentação. “Um assunto sério, abordado de maneira objetiva, simples, em forma de bate-papo, esclarecendo dúvidas e dando dicas sobre a importância que cada mulher precisa dar a sua saúde. Foi importante para alertar para a realização do autoexame, observar nosso corpo e as alterações que podem acontecer e, claro, ressaltando que não podemos deixar de realizar os exames de rotina com um médico especializado, além de ter uma rotina saudável com atividades físicas e alimentação adequada”, pontuou.
As palestrantes fizeram questão de ressaltar que estes cuidados na prevenção ao câncer não devem ser preocupação somente das mulheres: “Outubro marca a importância da prevenção ao câncer de mama, mas o mês que vem, conhecido como 'Novembro Azul', também faz alusão à importância dos homens darem mais atenção ao câncer. Inclusive, a incidência do câncer de próstata está praticamente igual à incidência de câncer de mama nas mulheres. Por isso é preciso falar mais sobre este assunto também”, finalizou a palestrante Fernanda Daumas.