logo

Mobilidade realiza Blitz Educativa na travessia entra Engenho da Praia e Lagomar

20/02/2014 13:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Moisés Bruno

A atividade acontece em um local de intensa movimentação

A ação educativa na travessia entre os bairros Engenho da Praia e Lagomar começou nesta quinta-feira (20), em atendimento ao pedido dos moradores da localidade. A atividade está sendo realizada nas proximidades do viaduto de Cabiúnas, local de intenso tráfego de veículos e onde há grande movimentação de pessoas, em especial de alunos das escolas do entorno. A iniciativa é do programa “Circulando no Trânsito”, da Secretaria de Mobilidade Urbana, e acontecerá também nesta sexta-feira (21), na próxima terça-feira (25) e quarta-feira (26).

Os agentes de trânsito estão presentes no local em dois horários: às 7h e às 11h, período de entrada e saída dos estudantes de escolas como o Colégio Municipal Engenho da Praia e o Colégio Municipal Balneário Lagomar. O intuito é garantir a segurança dos alunos e demais pedestres no que se refere a travessia. Para isso, eles estão sendo orientados e recebendo recomendações para que só façam isso em locais seguros e sinalizados.

- O objetivo é conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro. O que queremos alcançar com esta ação é uma mudança de atitude, para que se tenha uma convivência harmoniosa entre condutores, ciclistas e pedestres – afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.

No trecho próximo ao viaduto está instalado um semáforo, além da sinalização para a travessia entre o Engenho da Praia e Lagomar. No entanto, muitos pedestres e condutores ainda não respeitam a sinalização implantada, o que se pretende mudar com a intervenção.

- Ao realizar a ação educativa, pudemos comprovar que a irresponsabilidade e o desrespeito são muito maiores que a carência com relação à sinalização. Além disso, atitudes como a retirada e depredação de placas dificultam a utilização das ruas paralelas à rodovia por usuários que não conhecem a localidade. E devido a este costume em fazer o uso irregular da via, há uma certa resistência por parte de alguns pedestres e condutores. Mas é isto é o que pretendemos mudar por meio desta ação – disse a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.

Na blitz educativa, além da orientação, está sendo realizada ainda panfletagem da campanha "Trânsito Amigo – Eu curto", com entrega de material que trata sobre diversos temas ligados à segurança e gentileza no trânsito, alertando o pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e o motorista sobre a importância do respeito aos pontos de travessia.


Fotos Relacionadas