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Logística na capital nacional do petróleo precisa de dinâmica para impactar na área de energia
O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, e os subsecretários de Trânsito, Engenharia Urbana e Transporte se reuniram, nesta quinta-feira (19), com representantes das empresas transportadoras de Macaé. O objetivo foi detalhar as melhorias que estão sendo feitas na entrada do Novo Cavaleiros e pontuar algumas medidas que terão que ser adotadas no período das intervenções realizadas pela Prefeitura de Macaé.
– Este era um assunto que precisava ser discutido com as transportadoras, que têm muito interesse nestas melhorias. Entendemos a necessidade de dar uma solução para um problema antigo e esta intervenção é um resultado também desta conversa e deste entendimento com as empresas. O diálogo é importante para isso: estabelecer as melhores soluções para todos – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Durante a apresentação, foi mostrada aos representantes das empresas a configuração da entrada do Novo Cavaleiros antes do início das obras; quais os objetivos com as intervenções e o que será realizado em cada uma das cinco fases previstas; as medidas que serão adotadas para a circulação de veículos no trecho, em especial os pesados, durante o período das obras e possíveis rotas alternativas para o transporte de cargas neste período.
– Nossa região é a responsável por cerca de 80% da produção de petróleo do país e aproximadamente 42% do almoxarifado da Petrobras está em Macaé. E as transportadoras não podem parar. E esta disponibilidade para o diálogo é muito importante para nós. A intenção é buscar melhorias para o transporte de cargas, mas sabemos das dificuldades pelas características da cidade. E nos disponibilizamos para ajudar no que for preciso – afirmou Helan Rodrigues, representante da 3D Transportes.
Intervenções – As ações que estão sendo realizadas, por meio das secretarias de Mobilidade Urbana e Manutenção, são para a elevação da pista na entrada para o bairro em 70 centímetros, visando uma maior fluidez e segurança no trânsito deste trecho, além de facilitar a entrada e saída de veículos pesados, principalmente carretas de prancha baixa, que transitam entre a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) e o Polo Offshore.
No total, as ações foram divididas em cinco fases e têm previsão de conclusão em pouco mais de um mês. A primeira já foi iniciada, na pista sentido RJ-106. Após a conclusão desta, na segunda etapa, prevista para acontecer entre os dias 24 e 31 de março, serão realizadas ações na pista sentido RJ-106 / Polo Offshore. E o cronograma seguirá da seguinte forma: terceira fase entre os dias 1º e 8 de abril; quarta fase entre os dias 9 e 15 de abril e a fase final entre os dias 15 e 17 de abril. Vale ressaltar que este cronograma pode se alterar por conta de fatores externos, como as condições climáticas.
Nestas primeiras fases, são realizadas somente interdições parciais nos pontos em que homens e máquinas estiverem trabalhando. A Mobilidade Urbana monitora o andamento das ações e agentes de trânsito atuam em tempo integral para garantir a circulação viária com maior segurança.
Como alternativas para os possíveis congestionamentos no local, os motoristas que vêm de Rio das Ostras em direção ao Polo Offshore têm como opção a Estrada Serra-Mar para acesso à BR-101 e posterior acesso à RJ-168, Linha Verde, Avenida Aloísio da Silva Gomes e Aristeu Ferreira da Silva. Já os que seguem dos bairros da zona norte e do Centro em direção ao Polo Offshore, no Novo Cavaleiros, o ideal é que evitem a Amaral Peixoto, também seguindo pela Linha Verde, Avenida Aloísio da Silva Gomes e Aristeu Ferreira da Silva.