Foto: Divulgação
Central de monitoramento é a base do projeto do Centro Integrado em Mobilidade e Apoio ao Cidadão
A Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou à Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Condetur Costa do Sol e Polo Gastronômico o projeto e infraestrutura da sua nova sede e da central de monitoramento municipal, nesta terça-feira (3). Atualmente, são 194 câmeras funcionando e já contribuindo para a segurança pública, na solução de delitos, e principalmente análise de sinistros de trânsito, coleta de dados do trânsito e monitoramento do transporte público.
Os presidentes da ACIM, Frederico Barreto, do CDL Macaé, Luís Henrique Fragoso, da CONDETUR da Costa do Sol, Marco Navega e Leonardo Gazire, representante do Polo Gastronômico, conheceram o espaço.
A central de monitoramento é a base do projeto do Centro Integrado em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac) que funcionará na nova sede, onde será possível o gerenciamento e integração de órgãos municipais e de segurança, a partir da visualização de 800 câmeras instaladas no município e de outras tecnologias. O Cimac começa a partir da Mobilidade, com foco na gestão do trânsito e transporte, ampliando o controle da cidade: a tecnologia a favor do cidadão.
A previsão é que todo o projeto esteja funcionando no primeiro semestre de 2025.
“Esse é um projeto coordenado pela secretaria para, a partir da mobilidade urbana, a prefeitura possa reunir em um só lugar órgãos municipais e estaduais, sem limites. O objetivo é tornar Macaé uma cidade mais moderna, com ações integradas, agilizando o atendimento de demandas e resolução de problemas”, informa o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O sistema possibilitará o acompanhamento em tempo real de todos os sistemas, facilitando a tomada de decisões e a priorização das atividades.