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Mobilidade Urbana convoca população para segunda audiência pública

27/03/2015 12:00:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

A audiência pública acontecerá na próxima terça-feira (31), das 18h às 21h30, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária

Para a legitimação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Macaé realizará uma outra consulta pública com a participação popular e da sociedade civil organizada. A segunda audiência pública tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, as diretrizes e projetos conceituais do documento. E a participação de todos é muito importante, já que o cidadão poderá contribuir com a elaboração do plano.

audiência pública acontecerá na próxima terça-feira (31), das 18h às 21h30, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, situada na Avenida Aluísio da Silva Gomes, nº 60, na Granja dos Cavaleiros. Apesar de aberta ao público, que não precisará realizar inscrição, pelas limitações de espaço, é fundamental que se chegue com antecedência.

- Com as audiências públicas abrimos para que todos contribuam na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, agregando as nossas teses, para que seja apresentado um planejamento elaborado de forma participativa – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

A tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana foi definida pela Lei 12.587/12 (Política Nacional de Mobilidade Urbana). É ela que estipula que os municípios com mais de 20 mil habitantes devem entregar, até abril de 2015, seus planos voltados à área, os habilitando a receber recursos federais especificamente destinados à mobilidade urbana. E a realização de audiências públicas é uma das etapas previstas para a elaboração.

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana está sendo construído em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (COPPETEC/UFRJ). O objetivo é apontar, por meio de estudos e levantamentos técnicos, ações e projetos que possam se perpetuar pelos próximos anos de forma efetiva, como modais de transporte público viáveis e funcionais, medidas para o incentivo ao uso racional dos carros, construção de corredores viários para diminuição dos “gargalos”, criação de espaços para ciclistas e pedestres, entre outras.