Foto: Luiz Bispo
Reunião aconteceu nesta quarta-feira(13)
A necessidade de planejar o crescimento das cidades faz parte dos desafios para o alcance de uma mobilidade urbana satisfatória. Esta foi a tônica do encontro desta quarta-feira (13) na Secretaria de Mobilidade Urbana com o Senai Macaé e a Concessionária SIT-Macaé. Projeções foram apresentadas e uma parceria foi acordada a fim de atender os estudantes do centro de ensino, cujo número de matrículas cresceu 38% apenas no primeiro trimestre deste ano.
O gerente executivo do Senai Macaé, Luiz Eduardo Rodrigues, falou sobre o atendimento aos 1.700 alunos da unidade de educação profissional e da previsão de que este número chegue a 2.300 até o final do ano oriundos do Promimp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural), um aumento que gera impacto direto na oferta de transporte público no local.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, ressaltou a importância de que encontros como esse aconteçam, para que o poder público possa se planejar e atender as necessidades dos usuários.
- Poder se antecipar aos acontecimentos é a melhor maneira de evitarmos transtornos e garantirmos o atendimento adequado dos usuários. Conhecer essas perspectivas de crescimento do Senai contribui que os alunos consigam ir e voltar da escola com tranquilidade, afirmou o secretário, ressaltando que atualmente os estudantes já contam com linhas especiais que funcionam no período de entrada e a saída de turnos.
Para o superintendente do SIT Macaé, Renato Monteiro, o sistema hoje é alvo das mudanças constantes da cidade, buscando, por um processo contínuo de avaliações, adequar a oferta de transporte às constantes novas demandas do município.
Durante o encontro, foi anunciado ainda a previsão de uma segunda escola do Senai em Macaé. A iniciativa atende uma demanda de mais qualificação de mão de obra no segmento de petróleo. “O Senai está comprometido com a sociedade e ficamos satisfeitos em poder contar com esta parceria da prefeitura de Macaé em um projeto que vem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, revelou Luiz Eduardo.
Foi acordado ainda a implantação de um abrigo de ônibus nas imediações da escola no Botafogo e um estudo viário na sede do Sesi, na Riviera, que atualmente conta com um fluxo intenso de veículos, principalmente nos horários de entrada e saída da escola que conta com mais de mil alunos do ensino infantil.