Foto: Assessoria de Mobilidade Urbana
Placas chamam atenção para a existência de capivaras próximo à Lagoa de Imboassica
A Secretaria de Mobilidade Urbana instalou quatro placas inovadoras de advertência de animais silvestres, nos dois sentidos da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo à Lagoa de Imboassica, na última semana. As placas chamam atenção para a existência de capivaras no local e a necessidade dos condutores em reduzir a velocidade para evitar acidentes ou possíveis atropelamentos dos animais, quando estes fazem a travessia da via.
A iniciativa da instalação das placas foi decorrente de reunião entre a Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana, Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Macaé) e a Guarda Ambiental. Foi constatada a necessidade de chamar atenção dos condutores que trafegam pelo local sobre a existência de capivaras/animais silvestres que transitam por esse trecho da rodovia.
As capivaras têm como habitat a região da Lagoa de Imboassica e fazem o trajeto para o Vale Encantado periodicamente. Por isso, a necessidade de proteger a espécie, nos dois sentidos da via. A Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana está preparando mais placas com função educativa para conscientizar e chamar a atenção dos condutores sobre o risco de atropelamento de animais silvestres no local.
“A prefeitura quer chamar a atenção sobre a presença desses animais na via, para que os condutores reduzam a velocidade. O objetivo é evitar possíveis acidentes”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
As capivaras são mamíferos conhecidos no país e são uma espécie nativa da América do Sul. Esses animais vivem sempre em locais próximos à água, como regiões onde há rios ou córregos, e destacam-se por serem os maiores roedores do mundo.