logo

Mobilidade Urbana participa da Conferência da Pessoa com Deficiência

16/04/2015 10:07:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Diretrizes que estarão no Plano de Mobilidade Urbana de Macaé são apresentadas

A Secretaria de Mobilidade Urbana também esteve presente na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nesta quarta-feira (15) no Centro de Convivência do Idoso. Dentro do tema principal “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, foram apresentadas as diretrizes que estarão no Plano de Mobilidade Urbana de Macaé, em especial no que diz respeito à promoção da acessibilidade.

Entre os temas abordados, o público verificou como o Plano de Mobilidade Urbana de Macaé é desenvolvido por meio da parceria com a COPPETEC/UFRJ, as metodologias utilizadas (levantamentos, pesquisas e audiências públicas), os diagnósticos sobre a circulação viária, o transporte público, os passeios, a circulação de pedestres, o Plano Cicloviário e as ações de educação no trânsito.

Isso inclui, por exemplo, projetos para a padronização das calçadas e dos passeios; a garantia de rotas seguras (passeios e travessias); a largura de passeios; a sinalização (faixas de pedestres, placas e semáforos); o controle de uso dos passeios; mais ações para acessibilidade no transporte público e nas paradas de ônibus; demarcação de vagas de estacionamento e fiscalização das mesmas e a criação de programas de educação de trânsito, respeitando a inclusão das pessoas com deficiência em todos os modais.

Inclusão – Durante sua apresentação, a subsecretária de Engenharia Urbana, Laismeyre Meireles enfatizou que o objetivo é garantir no Plano de Mobilidade Urbana que a infraestrutura definida para os pedestres inclua as pessoas com deficiências, idosos, crianças e pessoas que transportam cargas.

- Ficamos muito satisfeitos em participar da conferência, pois isso nos dá subsídios para indicarmos projetos que permitam a acessibilidade universal no Plano de Mobilidade Urbana. Assim estamos traçando as diretrizes que incluem as pessoas com deficiência – explicou.

A subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, Camila Butinholli, também destacou a importância da Mobilidade Urbana para uma discussão ampla e agregadora sobre a implantação de políticas da pessoa com deficiência.

- Esta temática é algo que trataremos com muita ênfase, pelas necessidades prementes das pessoas com deficiência. Discutimos projetos e diretrizes com mais força por meio desta conferência, pois é muito importante que as pessoas com deficiência possam transitar livremente pelos espaços públicos no município – finalizou.