logo

Mobilidade Urbana participa do Fórum de Tendências e Tecnologias 2015

16/11/2015 13:59:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

'Mobilidade: a nova logística da cidade de Macaé' é tema apresentado em evento

A Secretaria de Mobilidade Urbana participou do Fórum de Tendências e Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Engenharias (FORTT 2015), realizado na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ). A participação visou apresentar, em especial, o planejamento para o futuro da cidade, que está descrito no Plano de Mobilidade Urbano elaborado em parceria com a Copptec/UFRJ. O evento aconteceu no auditório do SEST/SENAT do município do Norte Fluminense, entre os dias 12 e 14 de novembro.

O objetivo foi debater questões importantes do cenário de desenvolvimento da região, contribuindo para a qualidade de vida da população. A partir das apresentações realizadas, a FORTT 2015 teve como proposta disseminar tendências de novas tecnologias para gestores públicos, profissionais, empresas, estudantes e agentes do setor de construção civil. Além disso, também foi uma oportunidade para oferecer um ambiente para a promoção de produtos e serviços para a arquitetura e engenharia e também para promover debates sobre os setores.

Na ocasião, o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, explicou as ações propostas para a cidade na conferência “Mobilidade: a nova logística da cidade de Macaé”. Tudo isso dentro do tema proposto pela organização do evento, que foi “Cidades do Petróleo – Estruturação para o transporte de pessoas e cargas, SRT (Sistema Rápido de Transportes), Corredor Rodoviário, impactos e busca por soluções”.

- Quase que 100% da população é usuária diária da rede de mobilidade urbana das cidades. E a Mobilidade Urbana talvez seja a pasta que tem a capacidade de mais influenciar na qualidade de vida das pessoas, pois lida com algo fundamental a todos, que é o tempo. Por isso precisa ser pauta prioritária de todos os municípios, assim como é a saúde e a educação. E não se faz qualquer tipo de planejamento sem se olhar para a região – explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Destes dados, destacaram-se na apresentação o crescimento de Macaé; as ações de Educação no Trânsito; as ações e planejamento para o transporte coletivo e individual na cidade; as ações realizadas na RJ-106; o Sistema Cicloviário; agilização nos processos de Licenciamento; as ações operacionais de trânsito; os projetos de Engenharia, Urbanismo e Logística; utilização de novas tecnologias e investimentos em equipamentos e na qualificação da equipe.

Foram tratados ainda temas como a ampliação do aeroporto, construção da nova rodoviária, construção do novo porto (Terpor), ferrovia Campos-Vitória, construção de novos arcos viários (Santa Tereza e Transportuária) e a duplicação da BR-101; Programa de Investimentos em Logística (PIL) e Plano Estratégico de Logística e Cargas do Estado do Rio de Janeiro (PELC), além de outras ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana que será incorporado ao Plano Diretor de Macaé.

- A prática cotidiana nos comprova que as cidades estão adensadas por vários motivos. Então entendemos que seria necessário criar um ambiente para se debater, o que chamamos de um encontro de saberes e experiências vividas. Assim, podemos ter um entendimento do processo como um todo e depois disso criar um documento a ser enviado às autoridades para que, em função disso, se crie um plano mais participativo e mais adequado – finalizou o organizador do evento, Cláudio Valadares.


Fotos Relacionadas