Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Segurança no trânsito em território brasileiro foi debatida
Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé participaram do Fórum “Via Futuro”, organizado pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O evento, realizado na cidade de São Paulo (SP), aconteceu na última semana. O objetivo foi divulgar e discutir as soluções desenvolvidas pelos setores públicos e privados que tratam sobre segurança no trânsito. Esta também foi uma prévia da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, que acontecerá no Brasil, nos dias 18 e 19 de novembro.
Durante o Fórum “Via Futuro”, a segurança no trânsito em território brasileiro foi debatida contando com a participação de técnicos e especialistas de diferentes áreas da sociedade civil e do setor público nacional. Entre os temas, os avanços no desenvolvimento de novas tecnologias, o treinamento e a formação de condutores, a engenharia de tráfego e, sobretudo, a mobilidade e a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros.
Em cada um dos sete paineis, quatro palestrantes colocaram em discussão as questões da 2ª Conferência Global: “A importância da inspeção veicular na segurança do trânsito”; “Segurança veicular: pensando o futuro”; “Como melhorar o treinamento e a formação de condutores de veículos”; “A engenharia de tráfego e sinalização na segurança viária”; “Os futuros desafios para a redução do número de acidentes de trânsito”; “A mobilidade e a segurança dos pedestres e ciclistas” e “As tecnologias para identificação, fiscalização e segurança veicular”.
- O 'Via Futuro' foi um fórum de debate privilegiado para a discussão de temas fundamentais relacionados à segurança no trânsito. E, tendo em vista o crescimento populacional, é muito importante um planejamento urbano que leve em consideração soluções para a melhoria do cenário como um todo - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Dados - Os acidentes relacionados ao trânsito já são a nona principal causa de mortes de pessoas em todo mundo, e o maior responsável por mortes de jovens na faixa dos 15 aos 20 anos de idade. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), diariamente, cerca de 3 mil pessoas morrem em ruas e estradas de diferentes países, podendo chegar a 1,9 milhão de mortos até 2020, além dos outros 50 milhões com alguma sequela. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito já são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes até 14 anos.
- Este evento se caracterizou por uma abordagem multidisciplinar do tema 'segurança viária', cujos indicadores atuais se reduzem timidamente e ainda nos mostram um cenário catastrófico. Medidas intersetoriais precisam ser tomadas e continuamos empenhados a vencer este desafio – finalizou o coordenador de Educação no Trânsito, Marcello Magalhães.