logo

Mobilidade Urbana promove encontro de segurança no trânsito

14/12/2009 11:29:41 - Jornalista: Assessoria Mactran

A Secretaria de Mobilidade Urbana-Mactran realizou, na sexta-feira (11), a última reunião do ano com a GRSP, da sigla em inglês, Parceria Mundial de Segurança Viária. O encontro contou com a presença do representante da ONG com quem o órgão mantém convênio de cooperação desde março deste ano, José Carditas, que apresentou os resultados do trabalho desenvolvido em outras cidades do Brasil como São José dos Campos e Jundiaí, interior de São Paulo, e a cidade gaúcha de Guaíba.

Os trabalhos desenvolvidos pelo GRSP buscam a diminuição dos acidentes de trânsito utilizando, para isso, indicadores que aumentam a segurança viária. José Carditas citou o exemplo de São José dos Campos, que recebeu, neste ano, o prêmio Nobel da Segurança no Trânsito.

- A cidade de São José dos Campos tem problemas semelhantes aos de Macaé, mas aos poucos conseguiu ver os números de acidentes graves caírem consideravelmente. Somente as vítimas de acidentes graves com óbito diminuíram em 62%.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, garantiu que as medidas recomendadas pela GRSP vão ser intensificadas em 2010, com aumento de campanhas voltadas para a responsabilidade de condutores e pedestres. “Assim como outras cidades temos certeza de que, com um planejamento adequado, Macaé alcançará índices satisfatórios em relação a segurança no trânsito”, afirmou.

A diretora de Engenharia de Trânsito da Mobilidade Urbana, Laismeire Meirelles, apresentou números animadores que representam grande avanço, por intermédio dessa parceria. Segundo ela, o aumento do número de motos, cerca de 50%, de março a dezembro pode ser apontado por um dos principais responsáveis pelo número de acidentes graves e fatais no município. Mas, a utilização de campanhas educativas já conseguiu reverter esse indicador.

- Com a campanha para o uso do capacete, por exemplo, conseguimos aumentar em 20% o número de motociclistas que usam o acessório corretamente.

A parceria feita em Macaé conta com uma equipe multidisciplinar com integrantes de outros órgãos como as secretarias municipais de Saúde, Educação, Câmara Permanente de Gestão e Associação Macaense de Motociclistas (Amoto). A responsável pelo setor de engenharia ressaltou que só o HPM gasta anualmente, em média, 25 milhões de reais com acidentes de trânsito.

O trabalho da Amoto foi enfatizado pelo gerente de Mobilidade Urbana da Câmara de Gestão, Jorge de Brito, que conclamou outras associações a se tornarem parceiras do trabalho.