Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
O encontro aconteceu na sede do Senai, no Novo Botafogo
Um grupo formado pelo secretário Evandro Esteves e outros membros da Secretaria de Mobilidade Urbana participou da reunião da Comissão Empresarial da Firjan em Macaé, que aconteceu nesta quarta-feira (5). O objetivo foi mostrar os resultados de ações realizadas nos primeiros meses de gestão, analisar o atual cenário da cidade nesta área e apresentar o planejamento para o município a ser implantado a curto, médio e longo prazos. O encontro foi realizado na sede do Senai, no Novo Botafogo.
Entre os temas abordados estiveram ações já em andamento, como a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana em parceria com a Coppetec/UFRJ; as alterações viárias promovidas em locais de maior fluxo de veículos na cidade; as operações de recolhimento de veículos abandonados; a instalação de abrigos e mini terminais nos pontos de parada de ônibus; o trabalho com estatística e a atualização do banco de dados; além da implantação das ciclovias e ciclofaixas, entre outros.
Foram discutidos também os projetos para implantação futura que possam se perpetuar pelos próximos anos de forma efetiva. Entre eles, o Arco Viário de Santa Tereza, as pontes Ivan Mundim (Ponte da Barra) e da Amizade (divisa com Rio das Ostras), a construção de uma nova rodoviária, a atualização do mobiliário semafórico, entre outros assuntos que são considerados grandes desafios para o futuro de Macaé.
- O que mais me motiva é que na Mobilidade estou cercado de pessoas que estão colaborando muito para que as coisas aconteçam. E fiz questão de trazê-los a este encontro para que representem a secretaria e apresentem nossas ações durante estes quatro meses à frente da gestão, nosso planejamento e próximos objetivos. Além de projetos pontuais de curto prazo, estamos trabalhando em projetos maiores, em demandas que são evidentes para a cidade –, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Diante de tudo que foi apresentado, o presidente da Firjan, Marcelo Reid, elogiou todo trabalho feito até o momento e também o planejamento para o futuro da cidade. “Esta é uma pauta de grande interesse para classe empresarial e para os munícipes de uma forma geral. Vemos que o trabalho está dando certo”, pontuou.
Para Gilson Coelho, que representou a Associação das Empresas de Serviços de Petróleo (AbesPetro), o planejamento é fundamental para o futuro da cidade, em especial, na área da mobilidade urbana. “As medidas apresentadas são extremamente planejadas, o que é muito importante. Desta forma acho que vai melhorar a mobilidade para todos e, consequentemente, para a indústria. Considero muito importantes para a cidade as medidas que estão sendo adotadas”, finalizou.