logo

Mobilidade Urbana realiza palestra sobre motociclistas em empresa

23/07/2021 12:56:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Assessoria Mobilidade Urbana

Coordenadoria de Educação para o Trânsito abordou tema na empresa Smartcoat

Respeitando todos os protocolos de higienização e distanciamento, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana realizou palestra na empresa Smartcoat (Engenharia de Revestimentos), na última quarta-feira (21). Essa foi a primeira palestra presencial da coordenadoria depois do início da pandemia da Covid-19. O tema "Motociclistas" foi abordado para os funcionários da empresa, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Ao todo, 46 funcionários participaram da palestra, sendo 35 online e 11 presenciais.

A técnica em Segurança do Trabalho da Smartcoat, Ludmila Ferreira, já conhecia as palestras da Coordenadoria de Educação para o Trânsito de outras instituições onde atuou. Os funcionários da Smartcoat atuam na área de pintura, montagem de andaime, isolamento, hidrojateamento, entre outras.

"Por conta da Covid-19 houve transmissão também online para os funcionários. A ideia foi transmitir a forma correta de utilizar esse veículo, na prevenção e conscientização, para evitar acidentes no trajeto. Muitos utilizam a motocicleta para seu deslocamento para o trabalho. Os funcionários interagiram bastante e fizeram muitas perguntas. Certamente entraremos em contato para novas palestras", explicou Ludmila Ferreira.

Houve um crescimento e circulação de motocicletas, motonetas e ciclomotores emplacados em Macaé, que já somam 25% dos veículos emplacados no município - de um total de mais de 120 mil, de acordo com dados do Detran-RJ. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), nos acidentes de motocicletas a possibilidade de óbito é 20 vezes maior. Se o condutor estiver sem capacete, o risco de morte aumenta 60 vezes.

A palestrante e agente de trânsito da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Josiana Wilme, explica que a apresentação abordou o "Programa Circulando no Trânsito", direcionado para todo o público escolar e empresas. "A educação é uma luta constante pela mudança de atitude", pontua.

Quem não usa a proteção, além de colocar a própria vida em risco, está infringindo normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Transportar passageiro sem o capacete de segurança; fazer malabarismo ou equilibrar-se apenas em uma roda são infrações consideradas gravíssimas, com multa no valor de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação.


Fotos Relacionadas