Foto: Bruno Campos
Mobilidade Urbana reforça a sinalização vertical na via, com instalação de mais placas em diversos trechos
Desde a sua liberação, a Avenida Industrial, que começa na Linha Azul, na Ajuda, e termina no trevo da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no Lagomar, passou a facilitar o tráfego de veículos no município. A via faz parte do arco viário, que une a região de Cabiúnas ao Parque de Tubos, auxiliando na diminuição do trânsito, principalmente de veículos pesados, na Barra de Macaé, Ponte Ivan Mundin, Centro e demais bairros de grande fluxo de automóveis.
A Avenida Industrial, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e duas pistas de 10 metros cada, foi construída com estrutura para 45 toneladas, seguindo o padrão do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), para receber o trânsito pesado de carretas. No entanto, mesmo com toda estrutura oferecida, a Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para a necessidade dos condutores seguirem a sinalização e respeitarem as leis de trânsito ao passarem pelo local.
A atenção deve ser redobrada, especialmente para quem segue no sentido Cabiúnas na RJ-106 e precisa acessar a Avenida Industrial ao chegar ao semáforo, que funciona com sinal de alerta, indicando a necessidade de cuidado ao passar pelo local. Neste trecho, a sinalização vertical e horizontal proíbe conversão pela esquerda. Sendo assim, para que o retorno seja realizado com segurança, evitando infrações de trânsito, os motoristas devem prosseguir até o trevo que dá acesso ao Polo Industrial de Cabiúnas, cerca de 800 metros à frente.
E para conscientizar ainda mais os condutores, em complemento à sinalização existente, a Mobilidade Urbana reforça a sinalização vertical na via, com instalação de mais placas em diversos trechos. O intuito é evitar que os condutores façam conversão à esquerda de maneira indevida, provocando acidentes, e sigam até o retorno para acessar a Avenida Industrial.