Foto: Luiz Bispo
Objetivo é melhorar o trânsito e o transporte de Macaé
Dando exata noção à etapa de planejamento para otimização de investimentos e esforços, o secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, juntamente ao corpo técnico de sua pasta, apresentou ao prefeito Riverton Mussi o Plano de Ação (PA) 2010. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, reunindo representantes do governo municipal com atuação estratégica na viabilidade de mobilidade para o cidadão.
O prefeito Riverton Mussi voltou a confirmar que melhorar a mobilidade urbana do cidadão, que inclui a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e a realização do Programa Água Limpa, que leva saneamento e macrodrenagem para todo o município, são duas grandes ações
de sua gestão.
- Estamos trabalhando para antecipar a implantação do VLT na cidade, que terá inicialmente cinco estações, ligando Imboassica a Lagomar, com uma Estação Central e duas estações intermediárias – informou o prefeito, lembrando que a Ferrovia Centro Atlântico (FCA), a concessionária que administra a linha férrea, apóia o projeto, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o governo do estado.
O secretário Jorjão Siqueira apresentou números atuais do município revelando a existência de uma frota de 73 mil carros, com acréscimo mensal de 560 novos autos emplacados em Macaé, significando ao término de um ano de mais 6.620 veículos circulando. Monitoramento no trânsito realizado pela Diretoria de Engenharia de Trânsito da Mactran revela ainda média de 10 mil veículos flutuantes provenientes de cidades vizinhas, com ênfase para Rio das Ostras. Circulando diariamente pelo município há registros ainda de 700 carretas/dia e 400 ônibus de fretamento.
Todo este cenário impacta significativamente o trânsito e, consequentemente, a mobilidade. Ações são realizadas dia a dia para minorar este impacto, muitas com participação de secretarias como de Serviços Públicos e Obras, parceiras na execução de serviços de reparos e construções. Neste sentido, já antevendo as macro ações necessárias para 2010, Jorjão Siqueira apresentou o Plano de Ação da Mobilidade/Mactran, com atuações nas áreas de trânsito e transporte, tanto no que se refere a manutenção dos equipamentos existentes como na implementação de atividades/providências para aprimoramento do sistema.
No PA 2010 fica evidente a importância de ações conjuntas entre as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), juntamente a Mobilidade/Mactran, para que mobilidade urbana seja uma realidade permanente e verdadeira para os cidadãos.
- Quando o assunto é mobilidade, e nesse contexto estão inseridos trânsito e transporte, temos demandas diárias, planejadas ou emergenciais. Por isso a necessidade de darmos atenção especial às propostas para 2010, e após, 2011 e anos posteriores, por sabermos que estamos falando de um processo permanente de evolução -, disse Jorjão Siqueira.
Para atendimento de demandas imediatas a Diretoria de Engenharia de Trânsito encaminhará projetos para a Secretaria de Obras executar, procedimento que deverão acontecer até final de outubro. São retiradas de quebra-molas, reparos em vias diversas, ampliação de acessos dentre outras tarefas que muito somarão à mobilidade do cidadão.
Macaé de amanhã
O secretário Jorjão Siqueira salientou atividades offshore ligadas ao pré-sal que muito impactaram Macaé e naturalmente aos municípios vizinhos. “Temos de nos antecipar e preparar o município para esta nova etapa de exploração petrolífera que certamente trará um novo movimento migratório de pessoas em busca de trabalho. Serão mais pessoas, mais veículos, mais necessidade de ações para mobilidade urbana”, disse.
Participando da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Silva Santos, recebeu a solicitação de Jorjão para que seja realizado levantamento de dados para que o processo de planejamento municipal ocorra com embasamentos consistentes. Já sobre este novo momento falou-se do fretamento para atender transporte de passageiros, na sua maioria de funcionários de empresas ligadas a área offshore, uma realidade crescente que impacta diretamente na mobilidade do trânsito.
O presidente da Mactran, Moisés Moreira, salientou que os carros de fretamento não seguem regras definidas pelo Sistema Integrado de Transporte. “Hoje temos 400 ônibus atendendo a população em esquema de fretamento, percorrendo as vias da cidade sem itinerários pré-estabelecidos, passando por ruas inclusive sem condições de tráfego de carros de grande porte”, destacou Moisés Moreira reforçando a necessidade de algum tipo de regulamentação deste tipo de transporte.
No que se refere a transporte o governo municipal, através da Mobilidade Urbana/Mactran, vem trabalhando em cima do veículo leve sobre trilhos (VLT), o conhecido Metro Macaé. Na fase atual a Secretaria de Estado de Transporte do Rio de Janeiro elabora processo de licitação para a compra dos veículos.
Participaram ainda da reunião o presidente da Emopi, Antonio Carlos Sardinha; o vice-presidente da Emopi, Dudu Jardim; o secretário de Obras, José Tadeu Campos; o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos; o gerente de Mobilidade da CPG, Jorge de Brito Batista; a gerente do Plano diretor da CPG, Mirian Reid; o procurador Geral, Dr. Sergio Toledo; a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Alessandra Aguiar e pela Mobilidade/Mactran, o vice-presidente da Mactran, Paulo Seady, o subsecretário de Trânsito, Marins de Oliveira Junior; a assessora de Estudos e Projetos, Claudia Márcia Manhães e a diretora de Engenharia, Maria Laismeire Meireles.