logo

Mobilização alerta para o desaparecimento de crianças no carnaval

13/02/2015 19:28:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Moisés Bruno

A mobilização aconteceu na Praça Veríssimo de Melo

A cada ano, mais 250 mil pessoas somem sem deixar vestígios. Destas, o Ministério da Justiça estima que 40 mil sejam menores de idade — sete mil somente no município do Rio. Como não há registros oficiais de todos os casos o número de crianças e adolescentes desaparecidas cresce nas regiões fluminenses. O agravante disso é que no carnaval, período que movimenta um número grande de pessoas nas cidades, aumenta os fatores que contribuem para o desaparecimento infanto-juvenil.

Para evitar que o número de ocorrências cresça em Macaé, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), através do Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu, nesta sexta-feira (13), uma mobilização na Praça Veríssimo de Melo, com o objetivo de sensibilizar a população para a questão do desaparecimento de crianças e adolescentes nos dias de momo. Além disso, foi dado o alerta para que as pessoas denunciem qualquer tipo de violência contra crianças.

Na oportunidade, a equipe social distribuiu panfletos informativos acerca da campanha nacional de enfrentamento a violência lançada pela secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), cujo tema deste ano é “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”. As pessoas abordadas na praça receberam pulseirinhas de identificação para serem colocadas no braço de cada criança que for brincar o carnaval, acompanhada de seus pais ou responsáveis. As pulseirinhas deverão ser preenchidas com dados como nome da criança, endereço, telefone e responsável.

Segundo a coordenadora do Creas, Nathalia Borges, hoje ainda existe um grande número de crianças e adolescentes desaparecidos, por isso este é momento propício para alertar. “Nada melhor do que o período de carnaval para que se possa conscientizar a população acerca da importância de cuidar e preservar os nossos jovens e para isso é que estamos nesta ação, para evitar o aumento da estatística. Aproveitamos este ato para também alertar sobre a importância de denunciar”, explicou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, alertou que o adereço (pulseira) poderá evitar possíveis sumiços de crianças e adolescentes e que as primeiras 24 horas são fundamentais para localizar a criança. “Depois disso, a cada hora que passa, ela pode estar a caminho do exterior”, disse. Quanto à violação aos direitos, Meirelles destacou ser muito importante alertar os pais para a necessidade de reforçar à atenção com as crianças e adolescentes durante o carnaval.

Fotografias e informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos podem ser encontradas no site do programa (www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br). Qualquer informação sobre o paradeiro de um deles, basta discar 100 ou ligar para o Conselho Tutelar de Macaé - 988373294 / 988374314 (Região Urbana) e 992373722 / 988374441 / 981386535 (Região Serrana).


Fotos Relacionadas