Foto: Andréa Lisboa
Grupo reformula estratégias de acordo com o cenário atual de Macaé
O segundo encontro do Fórum Permanente de Ciência Tecnologia & Inovação (CT&I) aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), no Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), com a participação de representantes de diversos seguimentos da gestão municipal e de instituições de ensino superior. Desta vez, o modelo de gestão esteve no centro das discussões.
Inicialmente foi apresentado um consolidado das indicações do último encontro, ocorrido no dia 25 de maio, no IMCT, e também os pontos ressaltados pelos quatro grupos de trabalho inaugurados durante o VI Fórum Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Desafios 2020: Macaé Cidade do Conhecimento, realizado em 13 de abril, no núcleo da UFRJ (Nupem), no bairro São José do Barreto.
- Nosso papel é repensarmos estratégias que sejam atrativas e proposições convidativas a quem cabe executá-las, como universidades, empresários e empreendedores -, ressaltou o diretor-presidente do IMCT, Joelson Rodrigues.
O IMCT pretende contribuir para a transição de Macaé de cidade da exploração do petróleo para produtora de CT&I a partir do Know-how dessa indústria e para além dela. O IMCT foi criado, em 2015, a partir do Instituto de Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT). O projeto é atender à atual necessidade da cidade que é o fomento à pesquisa, especialmente a aplicada, voltada para o mercado.