A etapa classificatória prevista no Edital de Seleção de Empreendimentos para o Programa de Incubação de Empresas de Macaé acontece, nesta quinta-feira (8), a partir das 10h, no Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), no bairro Novo Cavaleiros. Uma banca examinadora constituída por representantes dos setores público, privado e acadêmico vai avaliar a apresentação do Modelo de Negócio de cada candidato. Estão sendo disponibilizadas cinco vagas na Incubadora, cujo preenchimento integral está condicionado à unanimidade técnica.
Para a coordenadora da Incubadora de Empreendimentos de Macaé e subsecretária da Micro e Pequena Empresa, Carla Cabral, incentivando o empreendedorismo - desde a busca por suprir uma necessidade do mercado até a pesquisa e a inovação – o município se abrirá para o desenvolvimento em áreas diversificadas.
- A Incubadora oferecerá escritório compartilhado, o que favorece a interação entre os empreendedores; sala de reuniões e anexos. Além de treinamentos, consultorias especializadas voltadas para modelo de negócios, gestão da tecnologia, financeira, contábil e estratégica, também marketing e captação de recursos. Investiremos em novos potenciais que possam contribuir para o crescimento regional. Paralelamente a esse ciclo de incubações, retomaremos as pré-incubações, com as empresas não formalizadas. No último período, tivemos 14 empreendimentos pré-incubados-, pontua a subsecretária.
Dentre as propostas inscritas, aquelas que estiveram dentro dos critérios de elegibilidade e cumpriram as etapas eliminatórias foram: uma na área de logística, duas na área de terapia laboral, uma na de soluções sustentáveis em construção civil e uma na de transporte coletivo. Cada empresa terá 20 minutos para apresentar seu Modelo de Negócio, seguidos de 10 minutos para perguntas do Comitê Técnico.
O processo seletivo teve início na última quinta-feira (1º), será encerrado na terça (13) e divulgado na quarta (14). A primeira etapa, eliminatória, consistiu-se na análise da documentação de comprovação da regularidade fiscal da empresa, no ato da inscrição. Essa fase foi seguida da verificação de informações sobre o negócio, contidas na ficha de inscrição, como: viabilidade técnica e econômica do empreendimento, diferencial de mercado e competitividade do produto ou serviço; qualificação dos empreendedores e grau de tecnologia e inovação. Etapa também eliminatória.