Os dois primeiros dias de atendimento para a Moeda Social registraram um total de 4.503 beneficiários inscritos no programa. A atualização segue até o dia 8 de dezembro no Teatro do Colégio Estadual Matias Neto. A equipe da organização reforça que são 60 profissionais realizando o atendimento e que todos os que têm direito e comparecerem no prazo terão o benefício concedido.
Para realizar o procedimento é necessário checar anteriormente se está entre os contemplados, o que pode ser feito pelo link: macae.rj.gov.br/macaiba com o número do NIS ou consultar a lista de beneficiários. Caso tenha direito, basta comparecer ao local com original e xerox de um documento oficial com foto (ex.: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação) e original e xerox do CPF.
Pagamento
O benefício da Moeda Social Macaíba será pago, mensalmente, por meio de cartão magnético ou outro meio eletrônico estabelecido, da seguinte forma: benefício de 150 Macaíbas, a ser pago ao responsável pelo núcleo familiar; benefício de 150 Macaíbas a ser pago ao cônjuge do núcleo familiar; benefício de 75 Macaíbas a ser pago para cada dependente menor (de 0 a 17 anos) componente do núcleo familiar, no máximo até três dependentes, podendo vir a receber mais 100 Macaíbas adicionais por dependente menor (que seja também PCD e esteja devidamente matriculado na rede pública municipal de ensino de Macaé), limitado-se até cinco beneficiários por família.
Cada unidade da Macaíba é equivalente a R$ 1,00 (um real). A proposta é reduzir a desigualdade e fomentar o comércio local de forma setorizada ao ampliar o poder de compra da pessoa em vulnerabilidade social e adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico.