logo

Monitores e oficineiros da Educação Infantil participam de curso

10/06/2011 09:38:14 - Jornalista: Joice Trindade

Cuidar e educar. Estas são algumas das prioridades do curso de Formação Continuada para cerca de 70 monitores e oficineiros que atuam no segmento da Educação Infantil da rede municipal de ensino. A programação, que começa na segunda-feira (13), acontece na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Em Macaé, os oficineiros atuam contraturno de aula, executando ações que abrangem recreação, cultura, esporte, lazer, além de geração de renda e formação da cidadania.

O curso é voltado para introdução às especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isso, a equipe pedagógica de Formação Continuada da Subsecretaria de Educação Infantil vai destacar a temática “Reflexões sobre a Prática Pedagógica na Educação Infantil”.

A “Formação Continuada” vai se estender no dia 27 deste mês, e nos dias 4 e 18 de julho, enfocando os assuntos: Breve histórico da Educação Infantil; Concepções de criança: cuidar e educar; Desenvolvimento Infantil; Importância do brincar; Jogos e brincadeiras na Educação Infantil e Jogo simbólico (dramatizações e faz-de conta). Durante os encontros, a palestrante da equipe de Formação Continuada da Educação Infantil, Elisa Azevedo Portugal, realizará atividades como debates, dinâmicas e diálogos que permitirão a troca de experiências, que serão desenvolvidas nas unidades da rede municipal e apresentadas durante os encontros.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a formação continuada para monitores oficineiros é essencial para o desenvolvimento de ações ligadas à cultura, esportes e temas transversais. Já a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, salienta que a intenção da pasta é atualizar monitores e oficineiros que atuam nas unidades municipais conforme as especificidades da Educação Infantil como o estudo direcionado da criança, como desenvolver atividades junto à garotada e a importância do crescimento daqueles na faixa de zero a seis anos.