Foto: João Barreto
Unidade amplia a assistência de saúde na atenção básica na cidade
Inaugurado nesta quarta-feira (18), a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Nova Esperança teve o seu primeiro dia de atendimento à população nesta quinta (19). Moradores do bairro que procuraram o posto mostram satisfação com o atendimento.
O projeto é fruto de uma parceria realizada entre a Prefeitura de Macaé e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), intermediado pelo vereador Luciano Diniz e pela secretária municipal de Habitação, Alessandra Aguiar.
- Através do PAC conseguimos recursos para a construção de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), muitas já inauguradas, como no Lagomar, Ajuda, Barreto, Malvinas, Visconde e Horto. Cerca de R$ 52 milhões de recursos para urbanização da Nova Esperança, entre outros projetos como a construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), nas Malvinas. Um leque de investimentos que culmina no Programa Minha Casa Minha Vida, com a edificação de mais de duas mil unidades habitacionais - destacou o vereador.
A gestante Rilandria Maiane, moradora da Nova Esperança é mãe de primeira viagem. Durante os oito meses de gestação fez o acompanhamento de pré-natal no posto ESF da Nova Holanda. A partir da consulta realizada, nesta quinta-feira (19), será atendida na nova unidade próxima a sua casa. "Estou feliz e ansiosa para o nascimento da minha filha. O novo postinho está de parabéns, pois, é um local grande, organizado, e o atendimento foi feito com atenção e carinho, tanto pra mim, quando pra minha filha que, em breve, virá ao mundo, a Maria Clara", conta.
José Anderson Costa, tem 21 anos e também procurou a nova unidade para retirada de pontos e troca de curativos. "Eu e minha mãe sempre procuramos os serviços públicos de saúde. Esse novo posto é uma melhoria que vai ajudar muita gente, pois, são muitos moradores que não vão mais precisar se deslocar para o outro bairro", disse.
A recém-nascida de 18 dias, Sofia Emanuele Muniz de Souza, começou a fazer a puericultura, que é o acompanhamento mensal feito do nascimento da criança até dois anos de idade. Seus pais, Jéssica Muniz Ferreira e Maurício de Souza parabenizaram toda a equipe de Saúde envolvida durante a gestação.
- Não tenho o que reclamar, a minha esposa fez todo o acompanhamento na rede municipal de saúde. Minha filha nasceu no Hospital Público Municipal (HPM), e lá fomos acolhidos por todos os profissionais, desde a recepção, médicos e pessoal do apoio - ressaltou o pai de Sofia. A mãe, Jéssica Muniz, acrescenta contando que, na consulta de hoje, sua filha foi pesada, medida e está super saudável.
A obra também foi motivo de comemoração do presidente da associação do bairro, Vagner Ferreira, conhecido como Vaguinho. "A Associação de Moradores está com sensação de dever cumprido. Para nós e para a comunidade a nova ESF é a realização de um sonho", afirmou.