Cerca de 200 moradores do bairro Fronteira se reuniram na noite de quinta-feira (8) com o prefeito Riverton Mussi, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O prefeito apresentou o projeto de melhoria das moradias locais dentro do programa Bairro Feliz, que já está em execução na Fronteira. O município está investindo cerca de R$ 4 milhões no bairro, incluindo as obras de infra-estrutura urbana e melhoria das moradias.
- Nosso objetivo é levar maior qualidade de vida aos moradores e dar condições concretas de habitabilidade no local, por isso a prefeitura vai reformar as casas dos moradores, tanto a parte interna, quanto a parte externa – explicou o prefeito, acrescentando que piso, azulejo, janela, telhado, emboço, revisão da parte elétrica estão previstas, além da pintura e outras intervenções que serão analisadas por engenheiros e arquitetos. A prioridade é para casas sem reboco e com a alvenaria prejudicada.
O presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, e os secretários de Comunicação, Romulo Campos e da Infância e da Juventude, Júlio César de Barros, o Julinho, participaram do encontro com os moradores.
Um dos momentos mais comemorados na reunião foi quando o prefeito explicou que os moradores poderão escolher a nova cor de suas casas, em um catálogo de oito cores. “Adorei essa idéia do Riverton. Eu gosto de verde e vou escolher esta cor para minha casa. Não quero amarela nem rosa, quero verde”, sentenciou a dona-de-casa Rosângela Rocha, visivelmente empolgada com a possibilidade de ter sua casa pintada gratuitamente.
A arquiteta Adriane Guerreiro e uma equipe técnica já estão no escritório do Bairro Feliz – localizado na Rua José Fernandes de Aguiar, número 8, Fronteira – disponibilizando o catálogo de cores para os moradores.
Segundo o presidente da Emhusa, a partir de segunda-feira (12), uma equipe de técnicos inicia a visitação às casas da Fronteira para identificar as famílias e fazer a avaliação do que precisa ser feito nas residências. “A partir daí, as famílias são cadastradas. Vamos encaminhar para a Caixa Econômica Federal as informações para assinarmos o contrato”, informou Cabral, acrescentando que a gerenciadora dos recursos é a Emhusa.
Em paralelo às obras de melhoria das moradias, estão em andamento a infra-estrutura no bairro, o primeiro a ser beneficiado com o Bairro Feliz. “O projeto é muito bom, fomos premiados por ser o primeiro bairro a receber o programa da prefeitura, que atende a necessidade local”, destacou o presidente da associação de moradores, Carlos Augusto Dutra.
Bairro terá 12 mil metros quadrados de pintura
Cerca de 12 mil metros quadrados de pintura, 23 mil metros quadrados de telhados e seis mil metros quadrados de emboço serão disponibilizados para o bairro. A moradora da Fronteira, Mônica Ribeiro, participou da reunião junto com seus dois filhos e o terceiro, que está na barriga, e comemorou a iniciativa do prefeito. “Este é o primeiro prefeito que está ligando para nós, estávamos precisando muito”, citou.
Para o secretário da Infância e da Juventude, o projeto vai promover a valorização da Fronteira. “Os moradores terão orgulho de viver aqui, eles precisavam desta assistência”, comentou Julinho.
As obras de melhoria nas residências serão realizadas por quarteirões e fazem parte da política habitacional do municio, que inclui também os programas Condomínio Cidadão, Residencial Bosque Azul, revitalização do Lagomar, entre outros. “A missão da Emhusa é promover a melhoria contínua da qualidade de vida da sociedade macaense, principalmente das famílias de menor renda, por meio de ações que proporcionem o fomento do desenvolvimento urbano, especialmente nos segmentos de habitação e saneamento ambiental”, frisou Cabral.
A moradora Joselaine Costa, mãe de oito filhos, também gostou do projeto. “Pela primeira vez vejo um programa de prefeitura que melhora a situação das casas de um bairro”, comemorou.