Na última quinta-feira (1) a Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) realizou a 21º Oficina de Mobilização, que reuniu moradores do bairro da Glória e Cancela Preta. O objetivo das oficinas é apresentar o processo de elaboração do Plano Diretor e ouvir os moradores sobre os problemas da localidade.Os vereadores Maria Helena Salles (que é moradora do bairro) e Maxwell Vaz participaram da oficina.
O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, apresentou uma palestra explicativa sobre a metodologia de elaboração do Plano Diretor, fez uma análise atual do município e fomentou a discussão com os moradores sobre os problemas do bairro. “O prefeito Riverton Mussi ao criar a Cogeplad pediu a nós que fizéssemos o melhor Plano Diretor para o município de Macaé. Nossa incumbência é coordenar o processo de construção da nova Lei que priorizasse a participação popular. Por isso, estamos indo a todas as localidades da cidade ouvindo os moradores”, frisou Didonet.
Durante a oficina os moradores encaminharam algumas reinvidicações para o bairro. O militar reformado, Mário de Souza Carvalho, é morador da Cancela Preta e proprietário de uma indústria que produz uniformes para 70% das empresas offshore instaladas em Macaé. Há 22 anos morando no município, Mário apontou algumas necessidades que precisam ser priorizadas no bairro e que podem constar do Plano Diretor: instalação do sistema de tratamento de esgoto, construção de uma praça, construção de uma sede administrativa, viabilizar ações para minimizar o problema dos terrenos baldios.
Maria de Lourdes R. do Amaral, também moradora do bairro e membro da Agenda 21, explicou que alguns moradores da Cancela Preta reuniram-se no dia anterior para definir quais reinvidicações seriam encaminhadas a coordenadoria do Plano Diretor. “A associação de moradores precisa ser reativada para resolver os problemas do dia-a-dia do bairro”, disse Lourdes. O presidente da Associação de Moradores da Glória, Clóvis de Jesus Silva, informou que existem terrenos disponíveis no bairro onde poderiam ser construídos um posto de saúde e uma praça.
A vereadora Maria Helena Salles ressaltou que uma das prioridades para o bairro é a revitalização do Lago Vida, localizado na Cancela Preta. “Encaminhamos à secretaria de Meio Ambiente, pedido para saber da real situação do Lago Vida, se há possibilidade da sua revitalização. Antigamente o lago era uma área de lazer e pesca. Precisamos encontrar meios para salvar esse patrimônio do município”, reforçou. Hermeto Didonet, explicou que os moradores podem apontar no Plano Diretor, como prioridade, a revitalização do Lago Vida.
A professora Maria Carvalho, moradora do bairro da Glória, apontou o esgoto e a cultura como prioridades. “Além da solução do problema do esgoto, precisamos pensar a cultura como fator de inclusão e desenvolvimento das cidades e como direito de todos. Precisamos também de segurança pública”, disse.
Durante a oficina, o vereador Maxwell Vaz reforçou a necessidade da participação popular. “O Plano Diretor vai planejar a cidade com melhor qualidade de vida para a população, por isso, é necessário que as pessoas indiquem para o grupo gestor, para onde a cidade deve se desenvolver”, disse o vereador, esclarecendo que tem um projeto que já foi encaminhado na Câmara de Vereadores para a padronização das calçadas de Macaé. Maxwell vai coordenar a Câmara Temática (que faz parte do processo de elaboração do Plano Diretor) de Mobilidade Urbana, que trata sobre as diversas formas de locomoção dentro do município.