Foto: Maurício Porão
Equipe multidisciplinar do Consultório de Rua é formada por 12 profissionais
Apoiar a pessoa em situação de rua e mostrar que é possível sair dessa condição fazem parte da abordagem realizada pelas equipes que se dedicam diariamente na assistência dessa população. Porém, permanecer na rua é um direito previsto pela Constituição Federal, que estabelece como livre o direito de ir e vir.
Em Macaé, o programa da secretaria de Saúde, Consultório de Rua - formado por profissionais como médicos, enfermeiros, cuidadores, assistentes sociais e fonoaudiólogos - leva para as ruas o acesso a cuidados com a saúde. Os atendimentos buscam ainda contribuir para a recondução ao lar/família e ao mercado de trabalho.
Uma das assistidas pela equipe, Regiane Pereira, conta a importância do atendimento. "O tratamento que recebo é muito bom. Elas me levam para fazer exames de sangue e até me dão a medicação que preciso", afirmou Regiane, que veio de Minas Gerais.
O cuidado e o acolhimento são fundamentais para a relação de confiança entre profissionais e assistidos. Fábio de Abreu também recebe o atendimento da equipe e revela que, apesar de não ser da cidade, não quer sair de Macaé. "Gosto muito da cidade e não quero voltar. Essa atenção que a gente recebe dessas pessoas é muito importante, elas cuidam de mim", disse.
A equipe multidisciplinar do Consultório de Rua é formada por 12 profissionais. O trabalho envolve acolhimento e escuta; oferta de lanche; redução de danos e encaminhamento para rede municipal de saúde, quando há necessidade, por exemplo, de realização de exames.
Consultório de Rua - O programa Consultório de Rua funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482. O horário de funcionamento é de segunda-feira a quinta-feira, de 8 às 19 horas e às sextas-feiras até 17 horas. Informações adicionais pelo telefone: 2762-0413.
Serviços - A prefeitura conta com o serviço de abordagem social vinculada ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A equipe de abordagem é composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que realizam a busca ativa das pessoas em situação de rua.
A proposta do trabalho é contribuir na reconstrução do projeto de vida do cidadão. O local, que funciona na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um espaço para que a pessoa em situação de rua possa fazer suas refeições, higiene pessoal e guardar seus pertences.
O Centro Pop oferece ainda assistência necessária para o encaminhamento para o mercado de trabalho, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial. Atualmente, 60 pessoas são atendidas diariamente no local.
A cidade também possui a Pousada da Cidadania. O local é uma alternativa quando a pessoa deseja sair da rua, oferecendo moradia provisória. A Pousada de Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na Rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista.