Foto: Juranir Badaró
Prestar o serviço de internet sem fio gratuita em pontos públicos é meta
Com a disponibilização de internet sem fio (wireless) gratuita, desde junho do ano passado, seis praças do município estão mais convidativas para os frequentadores. O estudante Kelnine Silva França, 20 anos, afirmou que o acesso à rede “Macaé Digital” contribuiu para a espera de um cadastro de emprego.
- Já sabia que existia na Praça da Barra. Entre uma espera e outra, resolvi ficar um pouco na Praça Washington Luiz. É muito interessante o oferecimento do serviço gratuito em espaços públicos. O sinal está melhor que a operadora que tenho no meu celular - disse o estudante.
O acesso pode ser feito nas praças da Barra, Campo d´Oeste, Visconde, Washington Luiz, no Centro, Aeroporto, e Aroeira. As duas últimas passam por manutenção de rede. Para utilizar, basta que o usuário selecione Macaé Digital em seu celular, tablet ou laptop.
De acordo com a Câmara Permanente de Gestão (CPG), em 2014 foram registrados cerca de 150 usuários conectados simultaneamente. Em cada praça, a média é de 20 pessoas que acessam a rede todos os dias.
O período mais utilizado é a partir das 19h30 e são oferecidos dois megabytes. A ideia é dobrar a capacidade, atingindo cerca de 50 usuários com atendimento de qualidade. Toda infraestrutura necessária está sendo preparada para a expansão. Na serra, por exemplo, o primeiro ponto será Córrego do Ouro e, posteriormente, a proposta é contemplar Frade e Glicério.
Orlas das Praias também terão o serviço. Imbetiba, Cavaleiros, Praia Campista, Praia do Pecado, Lagomar e Lagoa serão pontos atendidos com o projeto. Além disso, o intuito é implantar o cadastramento dos usuários, visando a sua segurança e, ainda, otimização da rede.
A ação visa estruturar e modernizar toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação do município para atender ao plano de governo do prefeito Dr. Aluízio, que tem como uma das metas definidas prestar o serviço de internet sem fio gratuita em pontos públicos.