O chefe do Parque Municipal Natural Atalaia, Eduardo Tavares de Oliveira, é o novo presidente do Mosaico Mico-Leão-Dourado, unidade que possui 209 mil hectares e abrange oito municípios da região: Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cabo Frio, Araruama, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.
De acordo com Eduardo, sua proposta para o biênio de sua gestão é cumprir com os objetivos do Mosaico, no que tange o reflorestamento e gestão da integração das Unidades de Conservação (UC’s) que fazem parte do Mosaico.
“Originalmente essas Unidades de Conservação que compõem o Mosaico formavam uma floresta só. Com as ações do homem, elas foram depredadas e agora temos a oportunidade de restaurar um pouco as ações sofridas e tentar reconectar a região para o benefício da fauna e flora da localidade”, enfatizou.
Eduardo também informou que o primeiro ato de sua gestão é diminuir o tempo entre as reuniões. “Nossas reuniões eram feitas de quatro em quatro meses e agora vamos realizá-las mensalmente”, disse.
O secretário municipal de Ambiente, Maxwell Vaz, disse que a participação de Macaé no Mosaico é extremamente importante. “Esta área é fundamental para a preservação da fauna e flora local, principalmente o mico-leão-dourado, que é um animal endêmico da Mata Atlântica, da baixada litorânea fluminense, e que atualmente está ameaçado de extinção”, destacou.
Maxwell falou sobre o resultado da eleição. “O resultado desta eleição mostra que o trabalho ambiental realizado em Macaé, através de ações de educação ambiental e preservação do meio ambiente, principalmente no Parque Municipal Atalaia, é visto pelos municípios da região e o reconhecimento veio através deste resultado”, concluiu.
Mosaico Mico-Leão-Dourado
Para melhorar a gestão das Unidades de Conservação (UC’s), seus administradores se ajudam mutuamente, integrando suas ações e fortalecendo, assim, cada uma das unidades. A fim de consolidar estes trabalhos em conjunto, os gestores de um grupo de UC’s podem solicitar o reconhecimento de um Mosaico de UC junto ao Ministério do Meio Ambiente.
O Mosaico Mico-Leão-Dourado foi reconhecido pelo Ministério em dezembro de 2010, mas há mais de um ano os gestores se reuniram para a elaboração do mesmo.