logo

Mostra Di Cavalcanti é visitada por estudantes da EJA

01/06/2011 09:57:25 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Mostra foi aberta com festa na noite desta terça-feira. Exposição de desenhos originais vai até dia três de julho

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino terão, a partir desta quarta-feira (1º), oportunidade de apreciar a exposição “Di Cavalcanti visita Macaé”. A mostra acontece na sede da Coordenadoria do “Macaé 200 anos”, no antigo Clube Ypiranga . A programação se estende até o dia 03 de julho.

Nove escolas municipais, que funcionam com a EJA, incluíram no planejamento pedagógico visitar a exposição das 19h às 20h. A coordenação dessa modalidade de ensino, da Educação, divulgou o cronograma das visitações. Alunos do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel vão à exposição, nesta quarta-feira. Na quinta-feira (2), será a vez dos Jovens e Adultos da Escola Municipal Joffre Frossard.

Na lista seguem as unidades municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, na sexta (3). Já no dia 20, a mostra será visitada pelos alunos do Colégio Municipal Wolfango Ferreira; no dia 21 será a turma da EJA do Colégio Samuel Brust. Os alunos do Colégio Zelita Rocha visitarão a exposição no dia 22 e São Sebastião dos Quarenta, no dia 28.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma oportunidade dos alunos da EJA apreciarem este tipo de manifestação cultural. “Visitas como estas são fundamentais para que nossos estudantes, em especial da EJA, ampliem seus conhecimentos”, destaca.

Já a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Margarida Silveira, observa que a intenção da Secretaria Municipal de Educação é cada vez mais envolver os alunos da EJA em programações culturais. “Através de programações diversas os estudantes têm a possibilidade de obter conhecimentos ampliados sobre vários assuntos”, destaca.

Todos os visitantes estão recebendo folderes, que abordam a história e curiosidades de um dos artistas plásticos mais importantes dos últimos tempos.

Di Cavalcanti é reconhecido pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos. Ele abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado em suas obras como as praias.

Em suas obras são comuns temas sociais do Brasil (festas populares, operários, favelas e protestos sociais. Suas telas também destacam a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando diversos tipos femininos. Além disso, foi o idealizador e principal organizador da Semana de Arte Moderna de 1922, na qual expõe 12 obras. Em sua trajetória, Di Cavalcanti usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.

Mostra - A exposição, que antecede as festividades em comemoração ao aniversário de 200 anos de Macaé, abrange de 80 desenhos que mostram a diversidade de questões por Di Cavalcanti, principalmente sobre a temática brasileira. A mostra está sob responsabilidade do curador francês, o cientista político Romaric Büel.