logo

Movimento intenso para cadastramento da casa própria do servidor

27/10/2007 13:57:16 - Jornalista: Janira Braga

O movimento de funcionários públicos foi intenso neste sábado (27) na antiga Funemac para o cadastramento da casa própria no Residencial Brisa do Vale, no Loteamento Vale Verde. O presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, acompanhou as inscrições e informou que a partir da próxima semana, o cadastramento para o mesmo empreendimento irá se estender também para trabalhadores da força de segurança da cidade.

- Na média histórica de cadastramentos para casa própria, nunca 100% das inscrições são contempladas, principalmente por problemas de restrição ao crédito. Vamos abrir o cadastramento para trabalhadores da força de segurança, mas a prioridade permanece para os servidores públicos – afirmou Cabral, acrescentando que irá se reunir com os comandantes do 32º BPM, tenente coronel Rosano Augusto de Souza, do Corpo de Bombeiros, Renato Caldas, o delegado de Polícia Civil, Daniel Bandeira, além do comandante do Forte Marechal Hermes, para definir a data exata do cadastro para a força de segurança.

De acordo com Cabral, durante as inscrições para trabalhadores da força de segurança, o cadastramento para servidores públicos vai continuar. A servidora Tereza Cristina Huguet, que trabalha na Coordenadoria do Plano Diretor, comemorou junto à filha o cadastramento feito no sábado. Para Tereza, o sonho da casa própria está mais perto com o projeto fruto de parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal. “A idéia é muito boa, tenho três filhos e a casa própria é o sonho de todos”, disse.

O servidor público municipal concursado que tem o nome no cadastro do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) também pode se inscrever para a aquisição da casa própria. “Este benefício é exclusivo aos servidores concursados e vale graças a um acordo que fizemos com a Caixa”, destacou o presidente da Emhusa.

O empreendimento Brisa do Vale está localizado no começo da Estrada do Imburo, após o trevo da Linha Azul, bairro Ajuda. O cadastramento do programa, denominado “Casa do Servidor”, é voltado para servidores municipais que têm limite de renda familiar bruta de R$ 1.140 a R$ 4.900.

O residencial Brisa do Vale é composto por 972 casas de dois quartos, de 43 ou 50 metros quadrados cada, com ou sem suíte. O servidor público poderá utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar parte do preço da casa. Os servidores que se inscreverem não podem ser proprietários, compradores ou cessionários de imóvel construído ou em construção no município que reside ou em Macaé.

Se inscreveram no programa o funcionário público municipal seletista, estatutário ou detentor de cargo de confiança. A documentação necessária foi original e do casal (cônjuge/companheiro), caso o servidor seja casado ou tenha relação estável.