Para garantir ainda mais cidadania a população, a partir de agosto Macaé passa a ter 800 novos CEPs (Código de Endereçamento Postal). Essa mudança é significativa, já que agora 94% das ruas da cidade são legalizadas. E para que essa informação chegue de forma adequada e segura a todos os macaenses, a Coordenadoria Extraordinária do Plano Diretor reuniu outros órgãos e secretarias do município para definir as estratégias de comunicação. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Macaé, durante a tarde desta quinta-feira (28).
Integrantes da Comissão Permanente de Gestão (CPG), do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), da Coordenadoria de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Secretaria de Fazenda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Plano Diretor participaram da reunião, considerada o início de uma nova etapa do projeto de expansão e legalização de logradouros e ruas do município.
- Estamos começando uma nova etapa dos trabalhos. Quando começamos o tínhamos 42% de ruas legalizadas em Macaé, hoje esse número chega a 92%. Agora queremos garantir que toda a população tenha acesso a essas informações e possa localizar o nome das novas ruas e CEPs-, explica a coordenadora do Plano Diretor, Miriam Reid.
Todos os CEPs a partir da Ponte Ivan Mundin, que abrange da Barra de Macaé até Cabiúnas, serão alterados. A metodologia de criação dos novos CEPs sofreu mudanças. De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), não foi possível só acrescentar novos CEPs. Segundo Miriam Reid, a parte que competia à Prefeitura de Macaé na primeira etapa do projeto já foi realizada.
- Os primeiros passos foram o mapeamento das ruas e reunião das informações. A Prefeitura atendeu a todas as exigências legais e dos Correios, pontua a coordenadora.
De acordo com o titular da Coordenadoria de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Secretaria de Fazenda, José Jorge, algumas vias estão sendo pensadas para definir a comunicação, que deve acontecer, também, em parceria com a EBCT.
- Faremos de tudo para que a população possa ficar bem informada quanto às mudanças. Estamos traçando caminhos como a utilização do site da prefeitura, os jornais impressos da cidade e o próprio portal dos Correios, que terá todos os endereços, logradores, ruas e CEPs cadastrados, mas depende, também, da ação deles, disse.