Novo esquema vacinal contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, começa nesta segunda-feira (04), de acordo com decisão do Ministério da Saúde. O órgão vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose exclusiva de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável.
Em Macaé, o Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde oferece regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina.
A coordenadora do Programa, Samyra Mayer, explica que com a atualização, a dose de reforço será única, feita apenas com a VIP aos 15 meses. No esquema anterior o reforço era em duas doses, 15 meses e quatro anos, com a vacina oral. “A partir desta segunda-feira a vacina de gotinha (VOPb), contra a poliomielite deixará de ser utilizada”, afirmou.
A decisão do Ministério da Saúde foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP.
Os pais devem ficar atentos ao calendário do esquema vacinal contra a poliomielite:
2 meses – 1ª dose
4 meses – 2ª dose
6 meses – 3ª dose
15 meses – dose de reforço
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda e grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores de forma irreversível e pode levar à morte. A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.
As vacinas são oferecidas regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina. Consulte aqui os endereços.-