A festa do sexto ano do Programa de Orientação ao Toxicômano (Porto) de Macaé comemorou também a sua transformação. Aprovado pela Secretaria de Saúde do Estado, o programa agora atende como Centro de Apoio Psicossocial ao usuário de álcool e drogas (CAPSAd Porto). A comemoração aconteceu, nesta terça-feira (18), na sede do CapsAd Porto, na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. Em média, o Caps atende cerca de 230 pessoas por mês, apenas 60 são pacientes fixos. O telefone do Centro é 2772-2317
- Esta é mais uma conquista da prefeitura e dos moradores de Macaé. Com esta mudança, o CapsAd Porto passa a atender mais pacientes. Estamos felizes em reinaugurar este local, com a infra-estrutura totalmente aprimorada, e também pelos elogios feitos pela coordenadora Miriam Di Giovanni à Secretaria de Saúde do Estado, reconhecendo o trabalho feito neste espaço - disse o secretário executivo de Saúde de Macaé, Luís da Penha, durante a solenidade.
Para a coordenadora técnica do CapsAd Miriam Di Giovanni, o objetivo é tirar o paciente do ócio. “Queremos que o paciente passe o dia todo fazendo atividades como pintura e artesanato com jornal e, à noite, que ele retorne para sua casa. Aqui no CapsAd Porto realizamos atendimentos individuais e em grupo, este para estimular o convívio. Nosso espaço também é adaptado para receber deficientes físicos. Existem dois tipos de pacientes, os que chegam encaminhados por familiares, justiça, conselho tutelar, entre outros. E existem aqueles que chegam por conta própria. O nosso tratamento também é voltado para tabagistas e adolescentes - destacou a coordenadora.
Ainda durante a cerimônia, representantes de duas religiões, católica e kardecista, discursaram sobre religião e a importância de escolher um bom caminho. Entre os presentes estavam os seguintes representantes: da Associação Macaense de Apoio ao Cego (Amac), Programa Saúde Família (PSF), Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Funemac, Ehmusa, Cemaia e da Vereadora Marilena Garcia.