A secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp) montou um esquema especial de limpeza no primeiro dia do ano. O trabalho foi iniciado às 6 horas de domingo (dia 1) em vários pontos da orla da cidade por 60 agentes de limpeza. O serviço foi concluído antes da chegada da maioria dos banhistas. A maior parte do lixo foi formada por coco e garrafas de vidro (muito embora o uso fosse proibido). Segundo estimativas da Semusp, foram recolhidas 37,8 toneladas de lixo.
Na orla da Praia Campista, dos Cavaleiros, Pecado e Lagoa de Imboassica foram recolhidas 22,5 toneladas de lixo, numa área de 50 metros cúbicos.
Nos seis metros cúbicos da praia de Imbetiba, os agentes de limpeza retiraram 2,7 toneladas. Outra área de atuação dos agentes da limpeza foi a Praia do Coco, no Aeroporto, onde eles retiraram 3,6 toneladas de lixo em oito mil metros cúbicos. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, nos quatro metros cúbicos da Barra de Macaé, o volume retirado foi de 1,8 tonelada.
Paralelo a esse serviço, os agentes de limpeza fizeram o serviço de varrição na Avenida Atlântica, nas ruas transversais da Praia Campista, Cavaleiros e na Avenida Nossa Senhora da Glória, na Glória. O mesmo trabalho foi feito no centro da cidade, Imbetiba e Aroeira, totalizando uma área de seis metros cúbicos onde foram retirados 2,7 toneladas de lixo.
No bairro do Aeroporto, os agentes recolheram 2,7 toneladas na praça Principal e na do Viracopos. Na Avenida Amaral Peixoto foram limpos quatro metros cúbicos, trecho compreendido da ponte Ivan Mundim ao Batalhão da Policia Militar. “Retiramos 1,8 tonelada dentro do serviço de varrição”, informou Delorme Ramos.
Os agentes de limpeza da Semusp recolhem por mês 6.770.000 metros quadrados de lixo nas praias de Macaé, principalmente, na praia da Barra onde fica a foz do Rio Macaé. A coleta de lixo seguiu o cronograma normal sem alteração nos horários.