logo

Mulheres aderem a semana de prevenção ao câncer de colo de útero

28/09/2007 16:19:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O último dia da I Semana de prevenção ao câncer de colo de útero, realizado pela prefeitura por meio da secretaria Especial de Saúde em parceria com a Maçonaria Macaense e o Centro de apoio ao paciente oncológico (Capo), foi de grande movimento na maioria das unidades de saúde do município. No Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas o número de atendimentos superou as expectativas. Uma média de 60 mulheres passaram pela unidade por dia.

De acordo com o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, foi necessário o reforço no número da equipe para atender a demanda. Ele acrescentou que os exames realizados durante a semana já foram enviados para o laboratório e serão entregues no prazo máximo de 40 dias. “O mês de setembro será dedicado às mulheres macaeses, a semana de prevenção do câncer do colo de útero já faz parte do calendário de campanhas da Semusa”, ressaltou.

A auxiliar de serviços gerais, Márcia Valéria Lopes, disse que a campanha foi um incentivo para que ela fosse fazer o exame preventivo. “Há mais de dois anos não vou ao ginecologista. Acabo sempre deixando para depois, mas hoje saí mais cedo do trabalho e vim participar da campanha, pois é muito importante. Tem muitas mulheres morrendo por falta de fazer o exame preventivo e de informação, não podemos descuidar”, alertou.

O secretário executivo de Saúde, Paulo Seady, lembrou que as mulheres que, por algum motivo, não tenham participado da campanha devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. “A secretaria de Saúde conta com o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, onde são oferecidos os projetos de Planejamento Familiar com serviços de educação em grupo com fornecimento do método anticoncepcional, consultas, exames, além de todo o acompanhamento necessário”, completou.

A campanha teve também caráter de conscientização. “Aproveitamos a oportunidade para orientar as pacientes sobre a importância de prevenir outras doenças, como câncer de mama, diabetes, obesidade e hipertensão”, comentou Paulo Seady.