logo

Mulheres homenageadas no Museu de Macaé

14/03/2013 17:17:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Moisés Bruno

Solar dos Mellos resgata história de Macaé

Homenageando as mulheres pelo seu mês, o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé apresenta o resultado de estudos que contam a história de mulheres que se dedicaram a construir a história da cidade.

A iniciativa partiu da necessidade de mostrar ao público macaense a importância dessas mulheres no desenvolvimento da cidade e as diversas mudanças que aconteceram na sociedade, aproximando os cidadãos dos fatos marcantes de Macaé. Os dados foram colhidos no primeiro livro de registro de funcionários da Prefeitura de Macaé, organizado pelo prefeito Télio Barreto.

Através da documentação fornecida pelo 1º e 2º Ofícios da Comarca de Macaé, um segundo estudo foi realizado. Nessa pesquisa foi possível revelar os aspectos da vida de indivíduos e sua inserção na sociedade. Na sala de exposições, que foi especialmente preparada para estudos de caso baseados nesses documentos, também está acontecendo a exposição “No Tempo da Viscondessa”.

A luta por direitos no século XIX desvenda os conflitos e os valores de um tempo: o tempo da Viscondessa. Nascida no Rio de Janeiro em 2 de outubro de 1830, Luiza Leopoldina Guimarães de Araújo, mais tarde Viscondessa de Araújo, viveu os últimos anos de sua vida na Fazenda Monte Elíseo, edificação conhecida em Macaé como Castelo. Era casada com o comerciante José Domingues de Araújo, português de nascimento, que recebeu o título de Visconde de Araújo em 1886.

A exposição está aberta ao público de 9 às 17 horas, de segunda à sexta, até 30 de maio. O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé funciona na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Mais informações através do telefone 22 2759-5049.



Exposição sobre Télio Barreto continua



Quem não conhece e quer conhecer ou quem conhece e quer reviver um pouco da história de Macaé não pode perder a exposição “As Lentes deTélio Barreto”, que ficará até 30 de maio no museu da cidade, Solar dos Mellos. A entrada é gratuita e o quintal do casarão é convidativo a todos que buscam momentos de convívio social, leitura e cultura.


Fotos Relacionadas