Foto: Moisés Bruno
Potencial econômico de Macaé é reconhecido por multinacional
O potencial de Macaé é reconhecido por empresas que vieram para o município investindo na área offshore e onshore da Bacia de Campos, como a multinacional AFGlobal Corporation, que se instalou em Macaé em 2013 e agora, demonstrando sua confiança no crescimento macaense, anuncia a construção de uma nova sede, em terreno adquirido pela empresa no Parque de Tubos, em Imboassica.
A AFGlobal tem 400 funcionários e seus principais clientes são a Transocean, Seadrill, Odebrecht e a Queiroz Galvão. Atua principalmente na inspeção e reparos em Riser de perfuração. Sesseta por cento de seus funcionários formam o seu corpo técnico e a equipe presta serviços no Brasil e no exterior, exportando, inclusive, mão de obra macaense para outros países.
Acreditando em Macaé e na recuperação da região e do país, a empresa planejou a construção de uma nova base de operação, visando aumentar a capacidade produtiva, além de redução de custos, aumento da qualidade e segurança nas operações. Após um período de 12 meses de negociações e análises de diversas possiblidades de área, inclusive em outros municípios, a AFGlobal optou por ficar em Macaé por questões de logística e infraestrutura, adquirindo a nova unidade de operação em Imboassica.
Segundo o diretor da empresa, Tairone Oliveira, a área adquirida tem 80 mil m2, está recebendo obras de adequação e melhorias para dar início à construção da nova sede. As obras terão duração de 10 meses, com o total de investimentos estimado em R$ 60 milhões. A quantidade de empregos diretos oferecidos pela multinacional é de 350 funcionários.
Sobre a nova sede, Tairone Oliveira coloca que a empresa decidiu investir, mesmo com um cenário econômico conturbado, porque os investidores da AFGlobal acreditam no potencial da região, entendendo que se trata de uma crise passageira e que a empresa deve estar preparada para continuar atendendo os clientes nos mais altos padrões de qualidade.
- As ações que tomamos, hoje, para minimizar os impactos da crise estão alinhadas com o planejamento estratégico da empresa e visam, sobretudo, a manutenção da maior quantidade de empregos possíveis e a saúde financeira da AFGlobal. Estou em Macaé há mais de 20 anos e já presenciei diversos momentos instáveis da economia. Essa crise estrutural está longe de ser a pior dos últimos anos. Então, continuamos a acreditar na recuperação do município e da nossa indústria. Nos momentos instáveis da economia precisamos ter responsabilidade de controlar os custos, pensar grande, porém com os pés no chão - conclui Tairone.
A AFGlobal Corporation, tecnologia avançada para inspeção em Riser de perfuração, funciona na Rua Araxá, 156, no Balneário Lagomar.
Prefeitura incentiva atração e retenção de investimentos
A secretaria Desenvolvimento Econômico e Tecnológico tem se colocado como interlocutora junto às empresas instaladas em Macaé, fomentando o crescimento do município. Para isso, realiza visitas individuais a cada empresa, e se coloca como ponto único de contato dentro da administração municipal, de forma a agilizar e padronizar os processos de licenciamento e solução de demandas condominiais (fornecimento de água, energia, segurança).
- Esse é um novo modelo de relacionamento junto às indústrias do setor de óleo e gás de Macaé, de modo a identificar e diagnosticar as principais demandas do setor - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães.
Outro ponto que faz parte da política de governo da atual gestão é quanto à questão de logística no município. Para isso, a administração pública duplicou em vários pontos do perímetro urbano a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), concluiu a Rodovia Norte-Sul, está construindo a Norte Sul II (MC-88) e fará a obra para construção da Estrada de Santa Tereza.