A ampliação do aeroporto de Macaé, anunciada pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), vai agregar valor logístico no cenário internacional de negócios que Macaé está inserida. A afirmação foi feita pelo prefeito Riverton Mussi, que disponibilizou o governo municipal para ajudar a Infraero no que for possível, dentro da legislação, a agilizar o processo.
Hoje, o aeroporto opera apenas com helicópteros e aviões de pequeno porte e o objetivo da prefeitura é que a pista seja ampliada para comportar vôos de grande porte, para movimentação logística de cargas de importação e exportação.
O Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, explicou que até o momento, a Infraero autorizou a construção de uma pista de 1,8 mil metros, além da estação de passageiros, da área de estacionamento de aviões e de um armazém alfandegário para receber cargas internacionais.
- Essa ampliação já era para ter sido feita há muito tempo e vem de encontro às necessidades de Macaé, que merece um novo pólo logístico. Com a obra, Macaé terá um impulso de atração de novas empresas e novos negócios – destacou Moura.
O Coordenador de Comércio Exterior avaliou que a ampliação da pista do aeroporto de Macaé está dentro do conceito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo presidente Lula. “Um dos pontos mais importantes do PAC é o investimento em logística, que consiste na construção de novos aeroportos, rodovias, portos e ferrovias. Macaé está incluída dentro do contexto do governo federal para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
Adolpho Moura ressaltou que a prefeitura está dando o suporte necessário para que as obras comecem “o mais rápido possível”. A idéia é que a ampliação do aeroporto seja uma estratégia para que a região tenha um acréscimo operacional não só nos vôos offshore, mas em vôos de empresas regionais e de passageiros.