logo

Município busca ajudar Estado na construção de casas populares

16/11/2005 18:04:03 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta quarta-feira (16) com o diretor de projetos e obras e com a coordenadora de projetos da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Sérgio Tranjan e Vera Lúcia da Rocha, para discutir o projeto do Estado de construção de casas populares na cidade. A área que o Estado havia disponibilizado para as casas fica na zona de amortecimento do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, conforme estabelecido em Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público. Desta forma, o Estado está impedido de construir as casas nesta área.

- O Estado deseja construir as casas populares e o município sabe a importância dessa obra porque temos famílias morando em áreas de risco e de preservação ambiental, como em beiras de canais, que precisam ser retiradas para poderem ter uma qualidade de moradia melhor. Queremos encontrar a melhor solução para a construção dessas casas, que vai contribuir para diminuir o déficit habitacional em Macaé – afirmou o prefeito.

A coordenadora da Cehab concorda que é preciso definir uma estratégia técnica para a construção das casas. A equipe estadual terá uma reunião no início de dezembro com o Conselho do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, quando será apresentada aos membros a importância da construção do conjunto habitacional como elemento de preservação e integração com o parque.

- Entendemos que se for feita uma urbanização planejada, vamos inibir ocupações irregulares, promovendo uma ocupação ordenada. Queremos ainda criar áreas para implantação de educação ambiental, ecoturismo e reflorestamento. Assim, vamos submeter ao Conselho a autorização para a construção das casas – afirmou o diretor de projetos e obras da Cehab, Sérgio Tranjan.

Riverton lembrou na reunião que a prefeitura está construindo 300 casas populares no Bosque Azul, no bairro Ajuda, e que o objetivo é chegar a duas mil unidades habitacionais populares nesta área. Participaram da reunião os secretários de Governo, André Braga; de Meio Ambiente, Fernando Marcelo e de Comunicação Social, Romulo Campos.