Com a preocupação em diminuir a violência no município e proporcionar segurança e bem-estar à população de Macaé, a prefeitura trabalha junto ao governo do estado para a instalação urgente do projeto dos portais. O convênio para implantação no município do Centro de Controle de Operações será assinado pelo prefeito Riverton Mussi, pelo governador Sérgio Cabral e a Petrobras, no mês de janeiro, em Macaé.
O projeto técnico, desenvolvido pela Embratel, foi avaliado pelo secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia Guto Garcia, na terça-feira (18), na secretaria de Estado de Segurança Pública. Segundo Guto Garcia, a previsão é de que o Centro de Comando e Controle de Macaé esteja funcionando três meses após a assinatura do convênio.
- Há 20 anos, Macaé espera por isso, agora, o governo Riverton Mussi vai conseguir tirar do papel os portais de segurança e diminuir a violência. O projeto está sendo avaliado juridicamente e formatado nos padrões estabelecidos pela Petrobras para então ser assinado o convênio", informou.
O projeto dos portais, desenvolvido pelo secretário, foi entregue ao coordenador geral do Centro de Comando e Controle da secretaria Estadual de Segurança, Cláudio de Almeida Neto, no dia 05 de dezembro, quando as equipes da OI e da Embratel estiveram em Macaé. O projeto foi incorporado ao do Centro de Comando e Controle, após análise do subsecretário de Segurança Pública, Márcio Comerauer.
Os portais visam controlar melhor o acesso à cidade de Macaé por meio de câmeras digitais instaladas nos acessos (principais e secundários) da cidade, identificar e controlar o fluxo de veículos.
A proposta são cinco portais informatizados, equipados com câmeras digitais de alta definição, interligados ao Centro de Comando e Controle seja por fibra ótica ou via rede Wireless, onde será possível controlar o acesso à cidade, obter informações antecipadas e completas dos veículos que entram no município, via consulta ao banco de dados existente ou disponibilizado por algum órgão parceiro.
As imagens capturadas via câmera digital de alta definição são transmitidas ao Centro de Comando e Controle, onde são convertidas em dados (texto) via software OCR (baseada em tecnologia OCR Fixo). O procedimento torna possível consultar qualquer banco de dados que possua informações sobre os veículos (por exemplo, a base de dados do Detran), por meio do sistema de portal. Garcia deu mais detalhes do funcionamento.
- O portal terá câmeras especiais OCR capazes de transformar as imagens em caracteres para acessarmos os bancos de dados e verificar, por exemplo, se o veículo tem algum problema. Todas as viaturas da Polícia Militar terão um GPRS, sistema de tecnologia celular que permite o rastreamento", explicou.
O Centro de Comando e Controle conta com as tecnologias da OI e da Embratel. Com a tecnologia OI, quem ligar 190 terá a ligação atendida pela central do Rio de Janeiro e não mais pelo 32º BPM. Os atendentes farão a triagem do caso e passarão, através da Internet, para o Centro de Comando e Controle de Macaé, no 32ª BPM, que fará o despacho das viaturas. O projeto da Embratel visa à instalação de mais 28 câmeras, além das 17 já existentes no município.
O projeto unificado de segurança entre o município e o estado foi desenvolvido no Plano de Ação de Desenvolvimento Social e Sustentável para Macaé, criado pela vereadora Marilena Garcia.