Foto: Eduardo Aguiar
As estratégias visam gerar oportunidades diversas para esses cidadãos em situação de rua
Em uma iniciativa conjunta, a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizou reunião, na manhã desta quinta-feira (28), para discutir o planejamento de ações coordenadas quanto às demandas de políticas públicas efetivas para os moradores em situação de rua. Estratégias foram definidas junto à Guarda Civil Municipal, o Centro de Referência à População em Situação de Rua (Centro Pop), o 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Programa Segurança Presente e a 123ª Delegacia de Polícia Civil.
Representantes desses órgãos discutiram o mapeamento das áreas críticas levando em conta a importância de identificar as regiões da cidade com maior concentração de moradores em situação de rua a fim de direcionar as estratégias de forma mais eficiente. Além disso, foram debatidas ações de saúde e outros atendimentos voltados a essa população e estabelecido um cronograma das estratégias que serão adotadas.
A inclusão social e profissional, a segurança e proteção desse público e campanhas de conscientização foram outros temas abordados na reunião. As estratégias visam gerar oportunidades diversas para esses cidadãos em situação de rua.
A PM e a Segurança Presente já intensificam rondas nas áreas críticas, conforme enfatizaram na reunião o coordenador da Operação Segurança Presente, capitão Edilson Luiz dos Santos, e o capitão Magno, da 1ª Companhia da Polícia Militar (CIA/ 32º BPM). No entanto, as demandas vão além do policiamento ostensivo e dependem desse planejamento conjunto para resultados mais eficientes para ajudar a resolver essa questão social.
“Com esta iniciativa, a prefeitura reafirma o seu compromisso com a dignidade e os direitos dos moradores em situação de rua, buscando soluções que promovam a inclusão e o bem-estar deles e de todos os cidadãos”, disse o secretário de Ordem Pública, Marcelo Menezes.
O coordenador da Média Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e do Centro Pop, Jorge Luís da Silva Ramos, destacou a participação nas ações do Consultório na Rua, Saúde Mental, Conselho Tutelar e outros órgãos. “Juntos, desenvolvemos um trabalho muito importante no município de atendimento a essas pessoas e também a suas famílias. Temos registros de avanços nas políticas sociais nessa área. Nosso objetivo é solucionar os casos oferecendo dignidade a quem está em situação de rua e deixar a população consciente e segura”, observou Ramos.
O secretário de Ordem Pública disse que o trabalho inclui, ainda, equipes da Pronta Ação, que reúne diversos órgãos e secretarias municipais, como Serviços Públicos, Fazenda, Posturas e outros. Também participaram da reunião o guarda municipal Carlos França e o chefe de investigação da 123ª DP Fellipe Fagundes. Este último apresentou dados sobre as demandas para as ações a serem intensificadas.