Foto: João Barreto
Cartão de vacinação da criança deve ser levado
O município oferece teste de pezinho na Casa da Vacina e em outras unidades de saúde. São realizados em média 400 testes por mês e o objetivo é identificar possíveis doenças no bebê para que recebam, se necessário, tratamento adequado e imediato.
A Casa da Vacina realiza o teste do pezinho às terças-feiras e quintas-feiras. De acordo com a enfermeira responsável técnica do Programa de Triagem Neonatal, Maria do Carmo Fagundes, o ideal é que o exame seja realizado 48 horas depois do nascimento do bebê.
- O exame deverá ser feito no máximo até 30 dias. Ele é feito colhendo algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. O teste diagnostica doenças precocemente que poderão ser tratadas no início de forma adequada - explicou.
O teste do pezinho permite identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, deficiência biotinidase, hiperplasia adrenal e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).
Para realizar o exame, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cartão de vacinação da criança, comprovante de residência, certidão de nascimento ou declaração de Nascido Vivo e telefone para contato. O teste do pezinho só pode ser realizado em bebês de Macaé.
Caso o exame da criança apresente algum problema, o município será responsável por seu tratamento, que é realizado no Hemorio, Fiocruz ou no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), dependendo da doença. Além da Casa da Vacina, o teste é feito no Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente (Nuamc) da Aroeira, às segundas-feiras e quartas-feiras no Pronto Socorro do Aeroporto.
O teste do pezinho fica pronto no prazo de três meses e quem fez o exame na Casa de Vacina ou no Hospital Público de Macaé (HPM), poderá pegar o resultado na Casa da Vacina de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h. Os testes realizados no Nuamc e Pronto Socorro do Aeroporto são entregues na própria unidade de saúde.
Vacinação também é importante para a saúde do bebê
A vacinação no município também é garantida nas unidades de saúde. A vacina BCG, uma das primeiras aplicadas no recém-nascido, previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium bovis ou pelo Bacilo de Koch. Ela ataca mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
Geralmente essa vacina é aplicada no próprio hospital, no entanto, ela poderá ser encontrada na Casa da Vacina, onde sua aplicação é realizada às terças e quintas-feiras, às 8h. No Nuamc da Aroeira, a vacinação é realizada às segundas-feiras, às 8h e no Pronto Socorro do Aeroporto, às quartas-feiras, às 8h.
Febre amarela - A vacinação contra a febre amarela é administrada às segundas e quartas-feiras, às 8h, na Casa da Vacina. No Pronto Socorro do Aeroporto, é realizada às terças e quintas-feiras, também às 8h. As demais vacinas são aplicadas nos módulos do Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Locais de realização do teste do pezinho e vacinação:
- Pronto Socorro do Aeroporto - Rua Curuncango s/n, Parque Aeroporto.
- Nuamc da Aroeira - Rua Francisco Alves Machado, 235, Aroeira.
- Casa da Vacina - Rua Antero Perlingeiro, 76, Centro.