logo

Município vai avaliar situação nutricional e cadastrar idosos no Sisvan

20/08/2012 15:23:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

A Prefeitura de Macaé, por meio da Subsecretaria do Idoso em parceria com a Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), deverá reunir mais de 200 idosos nos próximos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira), no Centro de Convivência do Idoso, Elisa Lamoglia Mussi (CCI), para avaliação nutricional.
O mutirão que contará com a presença de grupos da Terceira Idade e Guarda Sênior e está aberto aos idosos de toda a cidade que tiverem o interesse de participar. Basta agendar seu horário de participação através do telefone 2765-0593.

Durante o evento, as pessoas da terceira idade serão cadastradas no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), um dos programas federais desenvolvidos no município através da Catan, que objetiva fazer o diagnóstico descritivo e analítico da situação alimentar e nutricional da população brasileira. Este monitoramento contribui para o conhecimento dos problemas de nutrição, identificando as áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais acometidos de maior risco aos agravos nutricionais.

Como um sistema de informação, o Sisvan detecta precocemente os desvios nutricionais, sejam eles, baixo peso ou sobrepeso/obesidade e pode minimizar ou mesmo evitar as possíveis consequências decorrentes destes agravos. No Brasil, o Sisvan foi preconizado na década de 70, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

De acordo com a coordenadora da Catan, Débora Peçanha, este sistema é um instrumento para ser usado no Setor Saúde, visando à inserção dos dados de avaliação nutricional das pessoas que frequentam as unidades básicas do SUS. Servindo como fonte de dados de monitoramento do estado nutricional de indivíduos de todas as fases do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, idoso e gestante).

- O Sisvan é uma importante ferramenta para o monitoramento da situação alimentar e nutricional da população, auxiliando na elaboração de políticas públicas de saúde. Através do mutirão com os idosos faremos o inquérito nutricional para o sistema que no final irá pontuar como está o estado nutricional dessa camada da população e, de acordo com o resultado, nortear o que poderá ser feito – assegurou Peçanha, acrescentando que “se, por exemplo, houver um alto índice de hipertensão poderemos nortear a ação, prevenção e atendimento com encaminhamentos às redes sociais e de saúde”.

A subsecretária do Idoso, Marli Reis afirmou que a iniciativa visa na primeira etapa detectar, através de mapas, as patologias geradas pelo estado nutricional e num segundo momento, orientar e promover políticas públicas em favor dos idosos.

- Estudos indicam que as pessoas estão propensas a ter pelo menos uma doença crônica quando ficarem mais velhas. O envelhecimento será bem ou mal sucedido de acordo com a capacidade funcional que a pessoa conseguir manter ao chegar à terceira idade. Por isso, atitudes preventivas, como alimentação e atividades físicas, entre outras, são importantes. Nós vamos incluir nossos idosos no Sistema e posteriormente, montar estratégias em nível ambulatorial ou em palestras que possam melhorar a qualidade de vida e o acesso aos serviços de saúde – disse.

Nos dois dias do evento, a Subsecretaria irá disponibilizar o transporte para os grupos de terceira idade que já foram cientificados sobre os horários e locais onde deverão pegar o ônibus. Quanto à participação individualizada de idosos, estes poderão se dirigir diretamente ao Centro de Convivência, que fica localizado na Rua do Caminho, s/n, na Ajuda de Baixo, aproveitando os horários disponibilizados pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Veja quais são os ônibus que passam no Centro de Convivência, no horário comercial, de segunda a sexta-feira: A 22 (Verdes Mares – via Ajuda de Baixo), que sai do Terminal Central passa em frente ao Centro de Convivência dos Idosos. Outro ônibus que passa na porta quando volta é o T 22 (Ajuda de Cima – via Infraero). Além desses, existem mais quatro ônibus do transporte coletivo que passam ao lado do CCI, são eles: A 81 (Terminal Central/Cabiúnas – via Industrial), T 23 (Terminal Lagomar/Parque de Tubos), A 61 (Lagomar/Cehab), A 63 (Jardim Franco/Barreto – via Cehab).