logo

Município vai capacitar quem trabalha com mulheres adolescentes

19/09/2012 10:38:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Lourdes Acosta

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé, em reunião preparatória à capacitação de profissionais que lidam com mulheres adolescentes, ocorrida nesta terça-feira (18), recebeu a coordenadora executiva da Superintendência de Direitos da Mulher (Sudim) do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Mota.

A superintendente - que é articuladora juntos aos municípios fluminenses - veio acertar com o município sede da Região Norte/Noroeste – Macaé, a qualificação de quem atende mulheres adolescentes de 12 a 18 anos, nas diversas áreas (saúde, conselho tutelar, escolas), em especial para o atendimento da violência sexual. O tema principal será “Mulher adolescente em situação de violência”.

- O curso de sensibilização que será ministrado pelo Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa), da UFRJ irá promover conhecimentos de forma que os profissionais tenham a capacidade para escutar, acolher e orientar as mulheres adolescentes do nosso Estado, numa Rede de enfrentamento à violência. Estão participando desta proposta 26 municípios que possuem políticas públicas para as mulheres e cada um gerencia a melhor forma de integração, sustentou Adriana Mota.

Ela ressaltou que o curso já aconteceu em quatro pólos regionais – Niterói (Itaboraí, Maricá, Tanguá e São Gonçalo); Teresópolis (Nova Friburgo e Petrópolis); Rio de Janeiro e Nova Iguaçu (Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, São João do Meriti, Queimados, Paracambi e Seropédica). “Agora estamos trazendo para Macaé como pólo sede dos municípios de Carapebus e Natividade. Depois iremos até Cabo Frio e Volta Redonda”, assegurou Mota.

A anfitriã do encontro e subsecretária de Política para as Mulheres, Rosaly Chaloub, ressaltou a importância e informou que todos os esforços serão envidados para o sucesso do curso de sensibilização que irá reunir os diversos órgãos da rede social e de saúde.

- A capacitação é importante nesse momento porque iremos unir os profissionais das subsecretarias da Mulher e Infância e Juventude, numa integração com os da secretaria de Saúde e os dos programas sociais como o de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), Centro Municipal de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cemaia), Creas, Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) e Nova Vida, todos ligados à secretaria de Desenvolvimento Social para trabalharem em Rede, frisou.

Rosaly informou que a capacitação dos profissionais macaenses deverá acontecer em data próxima ao Dia Internacional pela Não Violência contra a mulher, celebrado em dia 25 de novembro. “Vamos escolher um local central com capacidade para 60 pessoas e convidar os profissionais para participarem da capacitação que diz respeito ao enfrentamento à violência que vitima este estrato populacional”, arrematou.

Estiveram presentes na mesa redonda preparatória ao curso ministrado pela Nessa/UFRJ, a superintendente do Sudim, a subsecretária de Política para as Mulheres e sua equipe, as representantes da subsecretaria da Infância e juventude, Edleny Villaça e do Centro de Referencia do Adolescente (CRA), Ana Paula dos Reis.