Representantes dos municípios das Regiões Litorânea e Norte do Estado estiveram reunidas nesta quinta-feira, em Macaé para traçar ações estratégicas no enfrentamento da violência contra a mulher. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, a cada 10 mulheres agredidas, sete são por seus parceiros e a cada 15 segundos, uma mulher é espancada.
A coordenadora dos Direitos da Mulher em Macaé, Vânia Deveza mostrou os trabalhos desenvolvidos pelo município no combate a violência contra a mulher. Entre as ações da coordenação está o Programa Pérola de Mulher que foi instituído para garantir o atendimento humanizado às mulheres vitimas de violência, através de ações e rotinas junto à rede pública de emergência da saúde, a projeção da 123ª DP nas dependências do NUAM (Núcleo de Atendimento a Mulher), em parceria com a Policia Civil, o Disque Mulher, entre outros.
Durante todo o dia psicólogas, assistentes sociais, policiais e outras profissionais discutiram as metas e ações de desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. As metas traçadas nesse encontro serão consolidadas e apresentadas em Seminário no Rio de Janeiro no dia 27 de outubro, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) no Rio de Janeiro, pela Coordenadora Vânia Deveza.