logo

Municípios vão se unir para proteger animais silvestres dos riscos da BR-101

23/05/2007 16:27:17 - Jornalista: Simone Noronha

Os municípios que possuem unidades de conservação cortadas pela BR-101 no Norte do estado querem se unir para proteger os animais silvestres dos riscos da estrada. O assunto foi discutido, nesta quarta-feira (23), durante o Seminário Mata Atlântica – Corredores ecológicos, realizado na Feira Macaé Sempre Verde, no Parque da Cidade. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, a idéia é formar uma comissão para discutir junto ao Governo Federal sobre a obra de duplicação da BR-101, no trecho de Rio Bonito a Campos.

- Técnicos da secretaria de Meio Ambiente de Macaé fizeram uma pesquisa e constataram que por mês cerca de 100 animais silvestres morrem atropelados na BR-101, no trecho que passa pelas reservas União e Poço das Antas. No seminário surgiu a idéia de criarmos uma comissão para acompanhar a obra de duplicação. A nossa intenção é criar corredores específicos para estes animais, como túneis ou corredores aéreos, ou então modificar o projeto, criando viadutos - explicou o secretário.

A comissão integraria representantes dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim. A sugestão recebeu o apoio dos participantes do seminário, a professora Maria Fernanda Quintela, diretora do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Alceo Maganini, e da presidente da Associação Mico-Leão-Dourado, Ana Maria Godoy.