logo

Música e poesia marcam Cultura de Novembro na Serra de Macaé

18/11/2016 10:56:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: João Barreto

Centro Cultural Antonio Otto de Sousa, em Glicério, sedia programação

Acontece neste final de semana o "Cultura de Novembro". Trata-se de uma mobilização cultural realizada pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), em parceria com a secretaria de Educação, que inclui música, dança e poesia. O evento, que comemora o Dia da Cultura (5 de novembro), será realizado desta sexta-feira (18) a domingo (20) no Centro Cultural Antonio Otto de Sousa, em Glicério (Serra Macaense), é uma iniciativa da Biblioteca Pública Professora Henriqueta Marotti e da direção do Colégio Municipal Raul Veiga.

A participação de estudantes, pais e professores já está garantida durante os três dias - a comunidade escolar estará envolvida com sarau de poesias, lançamento de livros e noite de talentos, entre outras ações. O "Cultura de Novembro" irá apresentar na sexta-feira (18), às 18 horas, um Sarau de Poesias, em homenagem ao poeta João do Rio.

No sábado será feito o lançamento de vários livros e a Noite de Talentos, com música, dança e poesia. No domingo, a partir das 10 horas, começa a expressão cultural mais forte da cultura afro, que mistura luta, dança, cultura popular, música e Roda de Capoeira, com o mestre Anú. Durante todo o evento haverá uma exposição do Instituto Vida Sustentável, denominada "Pássaros do Brasil".

Para a realização deste projeto, a Fundação Macaé de Cultura conta ainda com o apoio da Secretaria do Interior e do SIT (Sistema Integrado de Transporte), além de outros parceiros. O Dia da Cultura, 5 de novembro, foi instituído por meio de Lei Federal, em 1970. É uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa, importante defensor das liberdades civis e que presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao Ministério da Cultura.