A música está renovando as vidas dos jovens no Conservatório Macaé de Música (CMM). Vários deles mudaram os planos e agora querem seguir carreira na área musical, inclusive através da profissionalização e do bacharelado em música. É o caso de Eduardo Zavarize Gomes, que estuda no Conservatório desde sua inauguração, há um ano e meio. No Conservatório, ele aprende saxofone e violão. “Pensava em ser arquiteto, mas agora quero dedicar minha vida à música”, avisa o jovem de 17 anos. Ele quer fazer bacharelado em saxofone.
O estudante Bruno Pinheiro da Silva, 18 anos, disse que em um ano no CMM já aprendeu bateria, baixo, violão e clarinete. “Descobri que a música é a minha vida”, explica. Ele pretende seguir carreira no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, onde quer especializar-se em clarinete. O estudante Kim Carvalho, 20 anos, disse que pretende se profissionalizar, fazendo faculdade de música na Uni-Rio ou na UFRJ, onde que quer estudar violão erudito. “No Conservatório aprimorei a percepção musical, a técnica do instrumento e a parte teórica”, conta o jovem, que também está no CMM há um ano e meio.
Já Marcus Vinícius dos Santos Ferreira, 31 anos, está há um ano no Conservatório, freqüentando as aulas de canto. “Sou professor de biologia e as aulas me ensinaram a colocar melhor a voz. Além da impostação, o meu jeito de cantar também melhorou”, explica, lembrando que tem planos de cantar em bares à noite. Para ele, as aulas de canto são uma terapia, onde há relaxamento e combate ao estresse. Marcus comemora o fato de ter sido convidado para ser back vocal da banda Rasteira em Cobra, que tem alguns membros do CMM, e cujo enfoque é o chorinho e o samba. “Em 2006, quero aprender violão”, avisa.
No CMM há cursos de bateria, contrabaixo, canto, clarinete, flauta transversa, guitarra, saxofone, teclado, violão, violino e piano. O coordenador do Conservatório, professor Lúcio Duval, disse que, dependendo da procura para 2006, também podem fazer parte do programa escolar aulas de trombone, tuba, bombardino, trompete, cavaquinho e bandolim. Ao todo são 250 aprendizes, que contam com professores devidamente especializados e profissionais em seus instrumentos.
Os atuais alunos do Conservatório devem renovar a matrícula do dia nove a 13 de janeiro, na Rua João Cupertino 161. Em fevereiro de 2006, serão abertas vagas para novatos. A taxa mensal é de R$ 50,00. Ainda em fevereiro, o Conservatório Macaé de Música será instalado no prédio do Centro Macaé de Cultura, onde haverá mais comodidade e espaço para os músicos. Por isso, as aulas deixarão de acontecer no atual endereço. O Conservatório está vinculado à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura.