Foto: Ana Chaffin
Mais de 40 profissionais atuam na ação
O mutirão contra a dengue atua no bairro Nova Esperança. São mais de 40 profissionais envolvidos na ação, entre agentes de endemias, comunitários e da Coordenadoria de Defesa Civil. Mas também está participando da ação, por toda esta terça-feira (6) e até quinta-feira (8), o Programa de Homeopatia do município.
A localidade de Nova Esperança conta com mais de 3.500 residências e os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Defesa Civil têm a proposta de visitar todos os domicílios. O supervisor do CCZ, Gilberto Filho, informa:
- Temos profissionais e larvicidas para todas as residências, mas algumas se encontram fechadas. Mas também ainda têm algumas resistências que os moradores não permitem que o agente entre em casa -, explicou.
Outro supervisor do CCZ, Hudson Barbosa, lembra da importância dos moradores abrirem a porta de suas casas aos agentes de endemias e aos agentes comunitários de saúde: “Estes profissionais trazem informações, colhem amostras de larvas e aplicam o larvicida. São ações fundamentais para a eliminação da dengue em nossa cidade”, sentencia.
O índice do Lira (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti), no bairro é de 2,2. O Lira é um programa informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que aponta a porcentagem de risco da dengue com base no número de imóveis visitados. Os números de Macaé baixaram de 9 e 12, para uma média de um e dois, o que significa baixo risco da dengue no município.
As ações intensivas nos bairros onde tiveram maior incidência da doença servem para diminuir os números de casos registrados, que já vêm tendo um resultado positivo no município. Toda população também deve ficar atenta e contribuir com a diminuição dos índices da doença, observando dentro da própria residência se não há nada que possa servir de proliferação para as larvas do mosquito: “O nosso grupo de trabalho solicita que a população não descuide de olhar tanto o quintal, como o interior de casa; não esquecendo também de tampar os vasilhames com água, conferir os vasos de plantas e as garrafas petis destampadas.”, lembra o supervisor do CCZ, Hudson Barbosa.
As ações intensivas continuam. Na próxima semana, a Força Tarefa estará atuando na Barra de Macaé, nos dias 13 e 14, e no Novo Cavaleiros, nos dias 20 e 21.