Foto: Arquivo
O trabalho vai acontecer de amanhã até a próxima sexta-feira
A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza de amanhã até a próxima sexta-feira (dias 9 a 11 de maio) o mutirão de combate aos mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e o culex (pernilongo), no bairro da Glória.
Segundo o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, 40 agentes vão vistoriar as casas e comércios do bairro fazendo o trabalho de orientação, eliminação de criadouros e tratamento com aplicação de larvicida.
As ações de campo também incluem pulverização no canal para eliminar as larvas dos mosquitos que ficam junto às plantas aquáticas. No final da tarde, dois carros UVB (fumacê) irão percorrer as ruas do bairro.
Rogério acrescentou que o índice de infestação para o aedes aegypti no bairro é quase zero, a maior incidência é do mosquito culex. De acordo com dados da Coordenação de Saúde Coletiva, de janeiro até 27 de abril foram 100 notificações. Deste total 36 foram confirmados.
Mesmo com poucos casos confirmados da doença a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, solicita que a população continue vigilante, pois o município do Rio de Janeiro já decretou uma epidemia. “Este ano já foram registradas 15 mortes por dengue na cidade do Rio de Janeiro”, alertou, lembrando que qualquer local que possa juntar água limpa e parada é um foco do mosquito aedes aegypti; pratos de vasos de plantas, caixas d’água mal tampadas, latas, garrafas, plásticos, cacos, pneus, piscinas sem tratamento da água, calhas, entre outros.
Como evitar a proliferação do mosquito - Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.