Foto: Robson Maia
Mutirão Minha Escola Querida reúne voluntários de toda a cidade
Entusiasmo. Essa é a palavra chave que une centenas de voluntários ao programa Minha Escola Querida, desenvolvido pela Secretaria de Educação desde o ano passado com o propósito de transformar em realidade a lista de sonhos das escolas municipais de Educação Infantil. Neste fim de semana (11 e 12), das 8h às 17h, a creche MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista, participa do mutirão, que vai deixar a escola renovada para receber a gurizada de dois a cinco anos em 2011.
Cerca de 200 voluntários formam a mão de obra que vai entrelaçar pais de alunos, professores, empresários e 20 homens da Guarda Municipal no mutirão, e deixar a MAI da Praia Campista com cara nova. A diretora da escola, Liz Maria de O. Ramalho, destaca a relevância do papel da coordenadora do Minha Casa Querida, Sonia Terezinha Gonçalves, como fator motivador dos voluntários.
- Nas reuniões de apresentação e durante todo o processo que antecede o mutirão, a coordenadora transmite tanta garra e credibilidade que vacina as pessoas com uma injeção de ânimo, elogia.
A diretora diz também que em nenhum lugar do mundo o governo, sozinho, dá conta de todas as despesas das escolas públicas.
- Dividindo o peso e fazendo cada um a sua parte todos ganham no conjunto final, principalmente as crianças”, completa Liz Maria. O Minha Escola Querida foi um passo importante dado pela ex secretária de Educação, a vice prefeita Marilena Garcia, no sentido de trazer o voluntariado a atuar de forma cidadã junto à administração pública, em conformidade com os objetivos da Organização das Nações Unidas – ONU.
Vários itens da lista de sonhos já foram entregues à escola. A Secretaria de Educação enviou armários, mesinhas e um quadro branco. O Fundo Municipal de Educação viabilizou todo o material de pintura. A Cancelinha Madeira cedeu uma porta e fechadura. O Supermercado J. Pavane doou os mantimentos e a Fábrica Lynce o xarope de groselha, para incrementar as refeições do grupo de trabalho. Desse rol de sonhos também já foram conquistados um aparelho de som, uma impressora multifuncional e cortinas.
No ano de 2009, foram realizados quatro mutirões nas escolas de Educação Infantil da Malvinas, Nova Holanda, Cajueiro e Aeroporto. Em 2010, eles chegaram às EMEIs dos bairros Campo d’Oeste, Virgem Santa, Barreto e Aroeira. Os mutirões resultam em muitos benefícios, desde a elevação da autoestima ao sentimento de integração dos alunos, familiares e toda a comunidade escolar.